Futebol Chinês será iniciado neste sábado

Esquema rígido

Futebol Chinês será iniciado neste sábado


O Campeonato Chinês começará neste sábado, 25, após cinco meses de atraso, no país que foi o primeiro do mundo a registrar casos da covid-19. Com a disseminação do vírus controlada, a Associação Chinesa de Futebol determinou uma protocolo rígido para que a bola pudesse voltar a rolar.

Na primeira fase do torneio, os clubes serão divididos em dois grupos. Oito times se concentrarão em Suzhou, ao norte do país, e os outros oito em Dalian, mais ao sul do território. Os critérios de escolha dessas cidades foram feitos a partir do nível de transmissibilidade do vírus, considerado em ambos os locais, baixo.

Tanto jogadores, quanto membros das comissões, ficarão isolados em quartos em um complexo hoteleiro por dez semanas, em um rígido esquema de isolamento, semelhante ao executado pela NBA, no Estados Unidos.

O meia-atacante Ricardo Goulart, ex-Palmeiras, que atualmente defende por empréstimo o Hebei China Fortune, disse que, apesar de ser diferente, essa foi a melhor maneira encontrada para que a competição pudesse ser iniciada. "É diferente, mas foi uma forma que eles encontraram de fazer o campeonato acontecer da maneira mais segura, então nós todos gostamos. Queremos estar em campo, jogando, fazendo o que a gente ama. E essa foi a forma que encontraram de fazermos isso", explicou.

Goulart, que jogou por quatro anos ininterruptos na China, entre 2015 e 2019, e naturalizou-se chinês, no final do ano passado, disse que o longo período de quarentena, decretado enquanto a propagação do vírus estava fora de controle, foi complicado. Ele ficou isolado em um hotel, longe de sua família e amigos.