Clubes e Centro Paralímpico retomarão treinos na quarta

SINAL VERDE

Clubes e Centro Paralímpico retomarão treinos na quarta

CT Paralímpico será reaberto exclusivamente para atletas de alto rendimento


Claudiney tem vaga em Tóquio no lançamento de disco, obtida no Mundial de Dubai
Claudiney tem vaga em Tóquio no lançamento de disco, obtida no Mundial de Dubai - Daniel Zappe/Exemplus/CPB

Treinamentos e outras atividades poderão ser reiniciados nos clubes esportivos e sociais e no Centro de Treinamento Paralímpico da cidade de São Paulo a partir de quarta-feira, 1º de julho. A retomada foi acordada por meio de "Protocolos Setoriais para Retomada Consciente" assinados neste sábado, 27, pelo prefeito Bruno Covas. Antes, o governador João Doria havia autorizado apenas o regresso aos treinos dos times do Paulistão.

O CT Paralímpico será reaberto exclusivamente para atletas de alto rendimento (medalhistas Paralímpicos e mundiais) de atletismo, natação e tênis de mesa, entre eles o rio-pretense Claudiney Batista dos Santos. Funcionários e demais profissionais não poderão frequentar o local por tempo indeterminado.

A retomada ocorrerá apenas após o consentimento dos atletas e, portanto, a expectativa é de que os treinos voltem na segunda quinzena de julho, após avaliações médicas. O local está com as atividades suspensas desde 16 de março, quando foram registrados os primeiros óbitos em decorrência da Covid-19 em São Paulo. Mais de 140 atletas de alto rendimento treinavam nas instalações.

Nesta fase de reabertura, não mais do que 50 pessoas, em horários distintos, poderão fazer uso do equipamento esportivo. Quatro túneis de sanitização serão instalados no local e o CBP fará testes de covid-19 regularmente nos atletas. Os treinamentos serão individualizados, mantendo distanciamento adequado e em horários alternados.