Aumento de casos de Covid traz incerteza aos empresários de Rio Preto
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Portal Assinante

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021
  • Entrar
    Assine
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

12.Jan.2021 às 23h31

Clima de tensão

Aumento de casos de Covid traz incerteza aos empresários de Rio Preto

Aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais deixa Rio Preto mais próximo de migrar para Fase Laranja do Plano SP, o que faz comerciantes e empresários viverem momentos de incerteza


Por: Felipe Nunes
Dono do restaurante Bendito Cupim, Rogério Morelli está apreensivo com possível fechamento
Dono do restaurante Bendito Cupim, Rogério Morelli está apreensivo com possível fechamento - Guilherme Baffi 12/1/2021

O crescente aumento do nível de ocupação dos leitos hospitalares de Rio Preto preocupam as autoridades do município e ligam também um sinal de alerta para empresários e comerciantes locais, que vivem em clima de tensão. É que uma possível mudança para a fase mais restritiva do Plano São Paulo significa a interrupção do processo de recuperação dos prejuízos acumulados desde o início da pandemia. Atualmente, Rio Preto está na Fase Amarela.

Nesta terça-feira, 12, o índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rio Preto ficou em 67,4%. De acordo com o Plano SP, as cidades que atingirem o nível de 70% passam a ser reclassificadas para a Fase Laranja.

Apesar mudança em parte das regras do plano de quarentena, anunciada na última sexta-feira, 8, que passou a permitir o funcionamento de alguns estabelecimentos em fases mais restritivas, a possível regressão é muito significativa para alguns setores, afirma o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser. 

"Uma mudança de fase, obviamente, impacta principalmente para os setores que não poderão abrir, além, é claro, do impacto no comércio, que precisará reduzir o horário, além da capacidade de atendimento", diz. Atualmente, o comércio está autorizado a funcionar por 10 horas. Na Fase Laranja, o horário será reduzido para 8 horas diárias.

"Ficamos seis meses fechados. Tivemos que encostar funcionários, vendi carro e tive que fazer empréstimo para não fechar as portas. Hoje, estamos tentado nos recuperar, mas vivemos com medo", conta o empresário Rogério Morelli, sócio-proprietário dos bares Bendito Cupim e Seu Bar.

Uma nova regressão no plano de quarentena pode significar muitas perdas e até demissões, já que os bares ficam impedidos de funcionar na Fase Laranja. Essa incerteza tem afetado a rotina dos estabelecimentos, diz o empresário, que passou a trabalhar com estoque reduzido para diminuir os riscos de prejuízos.

A lição veio do início da pandemia, em março. Na época, sem poder atender e com os estoques cheios, parte dos insumos precisou ser doada e outra parte teve que ser jogada fora. "Estamos com o pé atrás. Na última semana, não estoquei nada porque achei que iríamos ter que fechar. Tive que comprar tudo de última hora. Essa incerteza deixa a gente emocionalmente bastante abalado", conta.

Quem trabalha no comércio também está acompanhando a situação do município com atenção. Gerente financeira da confecção de roupas Veste Mais, Vanessa Marcolino Bavutti diz que vê a situação com bastante receio. "Temos lojas em cidades que já regrediram, como [Presidente] Prudente, e as vendas estão sendo bastante prejudicadas. Muitas empresas estão trabalhando no limite, se tiverem que fechar novamente, elas não vão aguentar e as demissões vão aumentar", avalia. 

Durante o período de maior restrição do Plano São Paulo, o empreendedor Flávio Barbosa da Silva chegou a ficar cinco meses sem abrir as portas da barbearia El Cartel. Sem poder atender os clientes, aproveitou o período para investir na reforma do espaço. Apesar da ampliação do salão possibilitar o atendimento de mais clientes, o espaço continuou atuando com capacidade reduzida mesmo após a flexibilização.

"Aqui, os barbeiros trabalham como prestadores de serviço. Por isso, não posso contratar um profissional e depois correr o risco de ter que deixar ele em casa. Seria muito ruim".

A estratégia de manter a capacidade reduzida atrasou o plano de recuperação de investimento da empresa, conta Flávio. Segundo ele, por enquanto a barbearia está conseguindo igualizar os custos com os ganhos, o suficiente para se manter no mercado. "Está demorando um pouco mais para recuperar o valor investido. Estamos fazendo o máximo possível para empatar, enquanto isso acontecer não corro o risco de fechar. Se aumentar a restrição, vai ficar difícil", diz.

Depois de um retorno com bom volume de vendas no final de 2020, o movimento de consumidores já voltou a cair com o aumento de casos de Covid-19, afirma o gerente da Oscar Calçados, Tadeu Sabatin. "O comércio voltou um pouco tímido, sinto que as pessoas estão com um pouco de medo. Além disso, janeiro já é um período de poucas vendas".

Sabatin também se diz bastante apreensivo com a situação. Ele avalia que a redução na jornada de trabalho pode significar novas demissões em todo o comércio. "Ficamos preocupados porque a gente talvez não consiga segurar e preservar todos os empregos".

O presidente da Acirp acredita que, neste momento, é fundamental que Rio Preto continue na fase amarela, principalmente porque já temos uma perspectiva de vacinação. "A partir do momento em que se iniciar o cronograma de vacina, automaticamente teremos uma redução da epidemia, caso tudo funcione".

Kaiser reforça ainda que qualquer regressão, mesmo que seja para a Fase Laranja com a calibragem do governo do estado, pode significar o fechamento definitivo de algumas empresas. "Reduzir capacidade de atendimento e reduzir abertura de setores, com certeza, vai representar fechamentos de empresas. Com as restrições, para muitos setores fica inviável abrir", finaliza.

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato SP

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.