A pandemia do coronavírus trouxe tempos desafiadores para pequenos empresários que precisaram criar novos processos e alternativas para manterem o negócio em funcionamento, mesmo durante a crise.
É que foram poucos os que não foram afetados no início da quarentena - que impôs diversas restrições, entre elas o de isolamento social. Mas para muitos daqueles que buscaram por capacitação, antes ou durante a formalização do negócio, a necessidade de mudança se deu de forma menos traumática.
A pandemia do coronavírus acentuou ainda mais a importância de o empresário buscar orientação e capacitação profissional, afirma Guilherme Mendes Thomaz, analista de negócios e gestor de projetos do Sebrae Rio Preto. "Muitas empresas foram impactadas com queda no faturamento e tiveram que se reinventar, inovar em produtos e serviços, melhorar a gestão empresarial, definir novos processos, reduzir custos e criar alternativas de faturamento", diz.
Para os empresários que já possuem empresa aberta e buscam uma orientação de como organizar o empreendimento ou para as pessoas que planejam a abertura do próprio negócio, o Sebrae São Paulo está com inscrições abertas para cursos de capacitação. As turmas se iniciam em janeiro.
Ao todo, são 448 vagas abertas para cursos presenciais em Rio Preto, Catanduva, Ibirá e Olímpia. Os cursos fazem parte do programa Empreenda Rápido. Ao todo, serão abertas 17 turmas divididas de acordo com o perfil do inscrito: pessoa física ou pessoa jurídica.
Quem já passou pela capacitação reconhece a importância da ajuda na rotina como gestor. É o que diz a empreendedora Patrícia Helena Mota Inacio, que há dois meses inaugurou uma oficina de motos junto com o marido, João Inacio Pereira. Ambos já tinham experiência no ramo, ela na área administrativa, ele como mecânico. "Mas nenhum de nós sabia como administrar um negócio ou de quanto precisávamos para investir. Não basta só ter um objetivo, e achar que o valor será suficiente", conta.
Ela passou por três cursos de capacitação, nos quais aprendeu noções como controle financeiro, capital de giro, como lidar como funcionários, como ser um líder e trabalhar a imagem da empresa.
Desde a decisão de abrir o negócio próprio até a inauguração da PJ Motos foram oito meses. Durante este período, Patrícia investiu o tempo livre nas capacitações. "Todo negócio enfrenta dificuldades, mas quis fazer de um jeito que tivesse menos risco. Minha parte eu fiz, e a empresa está indo super bem", diz.
Segundo o Sebrae, o curso Descomplique é voltado para quem ainda não tem empresa e busca orientações sobre comportamento empreendedor, tipos de empresa e como se formalizar, modelo de negócios Canvas, plano de marketing e estratégias, e controles e indicadores financeiros.
Para quem já é formalizado, o Sebrae indica o curso "Organize seu negócio", voltado para auxiliar o Microempreendedor Individual a se enxergar como empresário e a organizar seu negócio. A programação inclui ensinamentos sobre empreendedor de sucesso, formação de preço, fluxo de caixa e marketing digital.
Os cursos ressaltam a importância do planejamento, gestão empresarial e comportamento empreendedor. "Além da abordagem teórica e exemplos, os cursos possuem atividades práticas, exercícios, dinâmicas de grupo e até mesmo ferramentas para dar suporte na aplicação prática pelo aluno em sua empresa ou futuro negócio", ressalta Guilherme.
Moradora de Rio Preto, Gisele Martinelli trabalhou por cinco anos como vendedora em uma empresa de cosméticos. Em outubro de 2019, decidiu sair do emprego para realizar o sonho de montar a própria linha de produtos. Apesar de possuir experiência na área de vendas e como empreendedora - já que havia sido dona de outros dois negócios, ela decidiu buscar orientação.
"As empresas que eu tive deram certo, encerrei por outras questões, mas tinha muitas dúvidas e dificuldades na época". Entre 2019 e 2020 ela participou de três cursos do Sebrae que a ensinaram como calcular o preço dos produtos, organizar a empresa, organizar o fluxo de caixa, de estoque e aperfeiçoar o atendimento.
Em fevereiro do ano passado, ela lançou a linha de cosméticos Xica do Brasil. No início, a empreendedora começou com 2 produtos e tinha como cliente os salões de beleza. Mas com o início da pandemia, que obrigou o fechamento dos estabelecimentos considerados não essenciais, rapidamente ela precisou mudar o plano de negócios e passou a oferecer o produto para o cliente final. "As pessoas não estavam mais indo no salão, mas precisavam se cuidar em casa. Então, comecei a focar nesse público".
Deu certo. Com nove meses de existência, a linha Xica do Brasil passou a contar com 13 diferentes produtos. "Eu recebi todo o suporte que precisava. O curso ajuda a te dar confiança para continuar e fazer dar certo", completa.
Online
Quem não tem disponibilidade para assistir as aulas presenciais pode se inscrever nos cursos online. Serão seis turmas virtuais, com capacidade para 150 alunos cada. Três turmas são voltadas para quem ainda não tem um negócio formalizado.
Quem já tem um CNPJ pode se inscrever no Enfrentar, um programa criado para ajudar o empresário no enfrentamento da crise e retomada das atividades. A programação inclui orientações sobre proteção do caixa da empresa, questões jurídicas que afetam seu negócio, vendas, marketing digital, mentoria individual e acompanhamento da empresa. Informações pelos telefones (17) 3214-6688 ou (17) 99175-5616.