Diante de um cenário repleto de incertezas causadas pela pandemia, muitos empreendedores e pessoas físicas tiveram que se reinventar para superar as adversidades e amenizar impactos.
Tratando-se especificamente de novos canais de venda e formas de fazer negócios, umas das principais alternativas para muitos empreendedores foi a internet, adotando estratégias de marketing digital e comércio eletrônico para promover, divulgar e vender seus produtos e serviços online.
Nesse cenário, podemos destacar o crescimento e aumento das vendas de produtos e serviços online por meio dos marketplaces, que é uma plataforma de vendas onde empresas e pessoas físicas podem promover, anunciar e vender. Dentre os mais famosos estão Mercado Livre, Magalu, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), Netshoes, entre outros.
É muito comum que muitos empreendedores, ao buscar informações sobre o tema, questionem sobre o percentual de comissionamento sobre vendas e encontrem dificuldades para cadastramento, operacionalização de estoque, logística, criação de anúncios e ressaltem a alta concorrência e competitividade.
No entanto, é importante destacar que, por mais que o mercado esteja mais sensível aos preços, há muitos clientes que buscam e consideram diversos outros fatores, como reputação, quantidade de vendas, diferenciais, benefícios e valor agregado do seu produto e serviço.
Já em relação ao comissionamento dos marketplaces, que muitos empreendedores consideram altos, é importante ressaltar que é um investimento e a taxa envolve a utilização de toda infraestrutura, tecnologia, método de pagamento, sistema de segurança e o tráfego de milhares de visitantes e potenciais clientes.
O marketplace também pode ser uma excelente estratégia para aquisição de novos clientes, pois o consumidor pode não conhecer a empresa, mas confia na plataforma. Por isso, é importante focar em ações de pós-venda e relacionamento para fidelização.
Embora seja um mercado cada vez mais competitivo, entre os aspectos importantes e dicas para se destacar estão: criação de títulos e descritivos dos anúncios com palavras persuasivas utilizando gatilhos mentais que ressaltem a proposta de valor, destacar diferenciais competitivos, vantagens e benefícios do produto e da empresa, características e especificidades técnicas. Não esquecer das garantias, prazo de entrega e envio imediato.
Também é fundamental ter fotos de boa qualidade e próprias, de preferência; foto ambientada para demonstrar a utilização ou resultado; vídeos; preenchimento de todos os campos obrigatórios e não obrigatórios da plataforma.
A lista de recomendações ainda inclui o envio de brindes, mimos e mensagens; e ser transparente com as informações sobre os contatos e informações da loja para transmitir confiança e segurança.
O frete grátis é um ponto valorizado pelo consumidor. Aproveite para criar kits para potencializar as vendas e aumentar o tíquete médio, crie mais anúncios do mesmo produto explorando palavras-chaves, frases e chamadas diferentes. O empreendedor deve sempre pesquisar e analisar os produtos que estão em alta e quais são as tendências de busca. Por fim, teste, teste, teste. Boa sorte e bons negócios!
Guilherme Mendes Thomaz
analista de negócios e gestor de projetos do Sebrae