Franquias registram alta

Franquias registram alta


Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, empresas do setor de franchising continuam mantendo seus investimentos e abrindo unidades, especialmente aquelas ligadas à entrega de produtos. Em Rio Preto, surgiu neste mês uma marca ligada ao serviço de delivery e outra rede registra alta nas vendas de unidades.

Com o mercado de entregas em alta, foi lançada nesta semana a Neo Delivery, franquia de logística de entrega, cuja unidade piloto é de Rio Preto. A plataforma (www.neodelivery.com.br) oferece entregas via motofrete e já está fazendo o cadastramento de motofrentistas e de estabelecimentos comerciais interessados em fazer parceria, não apenas de alimentação, mas qualquer ramo da economia, cujo produto possa ser transportado em uma moto.

O investimento na empresa varia de R$ 56 mil a R$ 108, dependendo do modelo, e o faturamento varia de R$ 11 mil a R$ 40 mil. A empresa espera ter 20 franquias no primeiro semestre do ano, atingir faturamento de R$ 7 milhões em transações na plataforma, e 40 unidades no final do ano. O trabalho do franqueado pode ser executado em modelo home office, modalidade muito usual atualmente.

Crescimento

A microfranquia RapidãoApp, também de Rio Preto, prevê encerrar seu primeiro ano completo de operação com 250 operações. Criada para atender pequenas e médias cidades, entre 20 mil e 600 mil habitantes, a microfranquia também é uma plataforma de aplicativo de delivery que concentra vários segmentos.

"Quando decidimos desenvolver o aplicativo em junho do ano passado, percebemos que este tipo de atendimento era uma carência comum aos estabelecimentos de pequenas cidades, e hoje para muitos comerciantes o nosso serviço é a única maneira de continuar vendendo seus produtos", conta Leone Schultz, CEO da rede.

Desde o início das medidas mais restritivas no país, a marca registrou um aumento de 70% nas vendas diretas. De março para cá foram comercializadas mais de 60 franquias e o objetivo é terminar 2020 com o faturamento de R$ 10 milhões. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 unidades vendidas, mais de 60 mil usuários ativos e já está presente em 19 estados brasileiros. (LM)