Os produtos de limpeza seguem em tendência de alta neste início de ano, fazendo com que os consumidores fiquem ainda mais preocupados em como conseguir economizar nesse setor. Levando em conta os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, essa é a quarta alta consecutiva desse segmento, resultando em um aumento de 2,36% em quatro meses.
As altas durante esse período foram de 0,22% em agosto, 1,41% em setembro e 0,65% em outubro. Em novembro do ano passado, último levantamento feito pelo IPCA, o aumento nos artigos de limpeza foi de 0,08%. Nesse levantamento, os produtos que registraram maiores altas foram o sabão em barra (3,57%), sabão líquido (2,11%), esponja de limpeza (2,00%), limpador multiuso (1,11%), água sanitária (0,64%), detergente (0,37%) e desinfetante (0,17%).
A pesquisa feita pelo Diário nesta semana comprova que o aumento já chegou ao consumidor. O sabão em barra Ypê de um quilo é encontrado atualmente pelo maior valor de R$ 10,12. No último levantamento feito - 10 de novembro - o maior valor era de R$ 8,49, um aumento de R$ 1,63, ou 19%.
A esponja de limpeza é outro produto do setor que registrou aumento. O item da marca Esfrebom foi encontrado nesta semana por R$ 5,45. Em novembro do ano passado o item era encontrado por R$ 3,99, um reajuste de 36%.
O economista Hipólito Martins Filho afirma que são três fatores que influenciaram no reajuste dos produtos. Segundo ele, no início da pandemia muitas pessoas ficavam somente em casa, com isso o consumo aumentou. "O coronavírus exige muita higiene, tanto pessoal como material e isso fez com que os consumidores aumentassem o volume de compras. Por fim, tem a questão da alta do dólar, muitos insumos desses itens de limpeza são importados e isso faz com que influencie no valor final do produto".
Martins diz que para economizar nesses produtos o consumidor deve pesquisar os preços em pelo menos três locais. Dessa forma, ele conseguirá tirar uma diferença boa. "Além disso, o consumidor pode trocar de marca. Deixar de comprar aquela mais cara e pegar a mais em conta. Ele também pode optar em comprar as marcas do próprio supermercado, que geralmente são de 20% a 30% mais baratas".
A assistente social Patrícia Farias sempre faz pesquisas de preços antes de comprar os produtos para a casa. "Prefiro comprar os produtos de limpeza uma vez por mês, por isso sempre pego em grandes quantidades. Acho mais viável".
Pesquisa
Na pesquisa publicada nesta terça-feira, 12, o Diário cotou os preços de 95 artigos de limpeza em dez supermercados de Rio Preto. A variação total foi de R$ 326,28.
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