Há substitutos mais saudáveis

Há substitutos mais saudáveis


Óleo de coco, azeite, óleo de abacate, óleo de linhaça, manteiga e banha de 
porco são 
mais saudáveis
Óleo de coco, azeite, óleo de abacate, óleo de linhaça, manteiga e banha de porco são mais saudáveis - Reprodução

O óleo de soja é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros no preparo dos alimentos, mas também é um dos menos aconselháveis pelos riscos que pode trazer à saúde.

Segundo a nutricionista Fransciele Loureira Molina, o óleo de soja contém gordura trans e essa gordura pode causar aumento de inflamações, estresse oxidativo, aumento da resistência à insulina e pode causar problemas cardíacos.

Para quem deseja ter uma vida mais saudável, existem alguns substitutos. "Óleo de coco, azeite, óleo de abacate, óleo de linhaça, manteiga e banha de porco são mais saudáveis, porém que também devem ser usados com moderação". Em relação aos preços, os mais baratos são manteiga, banha de porco e azeite.

Segundo Fransciele, caso não consiga substituir o óleo de soja por outro óleo mais saudável, ainda dá para fazer uma melhor escolha. "O ideal comprar óleo de soja não transgênico e orgânico, pois ele será menos processado. O uso precisa ser muito controlado; nada de fazer imersão de alimentos no óleo. Use apenas um fio para grelhar os alimentos e para fazer o arroz", orienta.