Setor de materiais de limpeza espera crescimento em Rio Preto
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Portal Assinante

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Domingo, 14 de Fevereiro de 2021
  • Entrar
    Assine
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

13.Fev.2021 às 20h49

MAIS ATENÇÃO À LIMPEZA

Setor de materiais de limpeza espera crescimento em Rio Preto

Expectativa de fabricantes e varejistas de produtos de limpeza de Rio Preto é de crescimento, mas para isso é preciso superar obstáculos


Por: Marcelo Ferri
Lucas Jansen, sócio-diretor da KitLar: consumidor busca produtos que caibam no bolso e tenham qualidade
Lucas Jansen, sócio-diretor da KitLar: consumidor busca produtos que caibam no bolso e tenham qualidade - Fotos: Divulgação

Responsável por um faturamento anual de pouco mais de R$ 26 bilhões, o setor de produtos de limpeza no Brasil espera crescer 3% em 2021. A estimativa é da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla).

O crescimento projetado pelo setor é o mesmo que o Banco Central estima para o Produto Interno Bruno (PIB) do país neste ano. Para Paulo Engler, diretor-executivo da entidade, caso a previsão se concretize, será um ano considerado de bom desempenho, apesar do evidente aumento da demanda por produtos de higienização e sanitização devido à pandemia de coronavírus e do setor nos últimos anos ter registrado crescimento sempre acima do PIB.

A cautela quanto à expectativa de crescimento é motivada pelo fato de que no ano passado o setor viveu a sensação de andar em uma montanha russa. Entre janeiro e julho de 2020 o crescimento registrado foi de 5,9% comparado ao mesmo período de 2019. O cenário levou a Abipla a projetar fechar o ano com alta próxima de 7%.

No entanto, nos meses seguintes a retração foi brusca, e o ano, marcado pela volatilidade do mercado, chegou ao fim com volume de produção estável comparado ao ano anterior. "A queda coincide com a diminuição do valor do auxílio emergencial", diz Engler.

Rio Preto

Em Rio Preto 2020 não foi diferente para os fabricantes de produtos de limpeza e varejistas do ramo, que trabalham com a perspectiva otimista de obterem crescimento pouco maior que o estimado pela Abipla em 2021, mesmo em um cenário de queda de renda do consumidor com o fim do pagamento do auxílio emergencial, benefício que deve ser retomado pelo Governo Federal, mas com valor reduzido e atendendo um número menor de famílias.

"Infelizmente ainda teremos grande influência da pandemia. É uma situação que favorece o mercado de limpeza e higienização, recursos disponíveis de combate ao vírus. Por outro lado, a redução do poder econômico da população tende a influenciar negativamente o mercado. Será um ano desafiador, porém estamos otimistas", afirma Alexandre Sanson Filho, 46 anos, diretor da Quimidet, empresa que há 34 anos fabrica produtos de limpeza, higiene e sanitização e que atualmente conta com um portfólio de mais de mil produtos.

Além da queda de renda do consumidor, Carmen Lucia Takase, 38 anos, da RB Brilhantes, empresa que atua há 11 anos no mercado rio-pretense, destaca outros desafios que terão de ser superados pelo setor para atingir o resultado almejado de crescimento no ano. "A expectativa é, sim, de ter um ano melhor que 2020, porém a falta de matérias primas e de embalagens, aumentos excessivos na fonte, aumento de impostos e a baixa remuneração da população são alguns dos obstáculos a serem vencidos".

Hábitos

Pesquisa da SC Johnson aponta que a pandemia de coronavírus mudou os hábitos de higiene de dois em cada três brasileiros. A opção por produtos de limpeza eficientes, práticos e, principalmente, bons preços é outro comportamento do consumidor detectado em diversas pesquisas recentes e que abriu espaço para o crescimento de marcas menos famosas e de lojas especializadas.

Em Rio Preto, após o início da pandemia, lojas de produtos de limpeza registraram um crescimento de 20% no número de clientes em busca de produtos de limpeza de marcas menos conhecidas. Casos da Ecoville Jardim Ouro Verde, unidade rio-pretense de uma das maiores redes de lojas de produtos de limpeza do Brasil aberta há 3 anos, da UTI Limp, aberta há três anos e meio, e da KitLar, marca com 25 anos de existência. "O consumidor está em busca de produtos que encaixam em seu bolso e com praticidade, mas não abre mão da qualidade", afirma Lucas Jansen, sócio-diretor da empresa.

"O cliente percebeu que vivemos um momento novo e está mais consciente, buscando situações que atendam essa nova realidade. Buscando lojas especializadas, ele tem informações técnicas e possibilidade de tirar dúvidas sobre aspectos de processos de limpeza e eficiência de produtos e ativos", afirma Alexandre Sanson Filho, diretor da Quimidet.

 

Alexandre Sanson Filho: ano desafiador para o mercado
Alexandre Sanson Filho: ano desafiador para o mercado -

Advogada economiza até 40%

Joana D'Arc Alves da Silveira, 49 anos, é advogada e professora universitária. É também alguém que afirma sempre ter sido muito rígida com a higiene do lar. "Sempre gostei de limpar e higienizar a casa, roupas e alimentos. Meus amigos comentam que minha casa parece mais com um consultório médico do que com uma residência".

Após a pandemia, o cuidado com a sanitização da casa passou a ser redobrado e Joana estima ter aumentado em pelo menos 30% os gastos com produtos de limpeza e higiene, em especial álcool gel e alvejante. "Além da preocupação com o coronavírus, outra coisa que contribui com o gasto maior é o trabalho remoto, que faz com que eu me atente a detalhes de limpeza que antes passavam despercebidos."

Ao comprar material de limpeza, Joana diz sempre levar em consideração o custo benefício aliado à qualidade e rentabilidade. O fato de "usar quantidades além do normal" levou a advogada e professora a buscar produtos alternativos. "Marcas famosas geralmente não vendem produtos em embalagens maiores, com isso o gasto é sempre alto. Encontrei uma empresa local que tem produtos de qualidade com preço muito bom".

Com a opção por marcas menos famosas, Joana diz economizar de 30% a 40% por mês com itens de limpeza. "Na loja especializada é possível obter informação sobre o produto ideal e maneira correta de usá-lo, o que aumenta a eficiência da limpeza e evita desperdício de material". (MF)

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato SP

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.