O nível de confiança dos empresários em relação a criação de empregos diretos e indiretos, na região de Rio Preto, cresceu no mês de dezembro, apontou um levantamento realizado pelo Lide Noroeste Paulista.
A constatação é da segunda edição da Pesquisa Clima Empresarial, divulgada no final do mês passado. Ao todo, foram ouvidos 80 empresários da região, que ocupam posições de sócios, CEOs ou de direção, nos dias 30 de novembro e 14 de dezembro de 2020.
Segundo a pesquisa, no mês passado, 76% dos empresários ouvidos disseram que irão abrir novas oportunidades de emprego. Em setembro, durante a primeira edição da pesquisa, o nível de confiança do empresariado era de 53%.
Ainda segundo o levantamento, no mês de dezembro, 20% dos ouvidos disseram que iriam manter o quadro atual de colaboradores e apenas 3% afirmaram que estavam prevendo novas demissões.
Quando questionados sobre o prazo para que os negócios possam ser normalizados, 76% dos entrevistados afirmaram acreditar que essa regularização aconteça em até seis meses. Para outros 22%, essa recuperação deve ocorrer em até 12 meses, enquanto 7% avaliam que a normalização se efetive apenas depois de um ano, ou seja, em 2022.
Apesar das restrições impostas pela quarenta, que impossibilitou a aberturas de empresas de diferentes setores, 66% das empresas analisadas registraram um aumento de receita durante a pandemia, em comparação com 2019. Do total de ouvidos, 12,5% fecharam o caixa do ano com receita menor do que o ano anterior à pandemia.