Para evitar uma maior progressão do coronavírus, diversas empresas de Rio Preto e região adotaram e o home office desde o começo da pandemia e o mantiveram, principalmente para os setores administrativos. Essa nova rotina, sem a obrigação presencial do trabalhador, faz com que muita gente precise se adaptar a um novo esquema, que graças às facilidades da internet, se tornou realidade para algumas pessoas que enxergam o "modo home office" como o futuro.
É o caso da empresária do ramo de joias Mariana Devito da Cunha Berti, 34 anos, que adotou o home office após o nascimento dos filhos, Bernardo, 6 anos, e Augusto, 2 anos. Por causa do fechamento das escolas devido à Covid-19, ela diz que tem sentido ainda mais o impacto no rendimento do trabalho em casa.
"Antes da pandemia eu focava no trabalho todas as manhãs quando as crianças estavam na escola. Agora com todos em casa eu tento alternar os afazeres domésticos com o trabalho, mas acho que peco em alguns aspectos como não delimitar um espaço para a produção. Eu também acho que poderia melhorar a otimização do meu tempo, porque só quem trabalha em casa sabe como é fácil se distrair".
Se por um lado transformar a casa em local de trabalho é uma comodidade para muitas pessoas, onde é possível ficar longe do trânsito, mais perto da família e ainda evitar o contágio com o vírus, por outro as distrações domésticas, falta de planejamento e organização podem se tornar grandes inimigos da produtividade.
A especialista em carreira e recolocação profissional Lígia Pícoli, diretora da Fibra RH, explica que algum dos segredos para evitar problemas com o formato de trabalho home office é fugir da procrastinação, e isso significa que é fundamental evitar distrações com redes sociais, problemas domésticos e até com as visitas inesperadas. Ela diz que também é importante ficar atento para não se tornar um workaholic, trabalhando demais e deixando outras áreas da vida comprometidas.
"Todo profissional que trabalha em casa deve incluir no planejamento de vida e trabalho um método de administração do tempo. É essencial estabelecer o que de fato é relevante ser realizado na rotina diária (atividades estratégicas) e neste caso, indico listar as prioridades no dia anterior, inclusive as pequenas atividades, como almoçar, tomar café. Há algumas tarefas que são de extrema importância e devem ser realizadas somente por você, no entanto, muitas outras podem ser delegadas a outras pessoas da empresa ou da família, por isso a importância do planejamento diário", ensina a especialista.
A psicoterapeuta Thais Oliveira, de 33 anos, mãe de Melinda, dez meses, tem contado com a ajuda do marido, amigos e parentes para conciliar a maternidade com o atendimento de pacientes em teletrabalho. Ela revela que precisou fazer uma adaptação em casa em relação ao isolamento acústico, tanto para garantir sigilo das conversas com os pacientes, quanto para a bebê, que enquanto é cuidada por outra pessoa, não percebe a voz da mãe, o que poderia deixá-la inquieta. "Eu me sinto muito mais completa porque eu consigo atender e ao mesmo conciliar a maternidade, podendo amamentar e acompanhar os momentos do crescimento dela entre um atendimento e outro".