SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 25 DE JULHO DE 2021
UM NATAL DIFERENTÃO

Shopping centers de Rio Preto inovam na decoração de Natal

Temporada natalina nos shopping centers de Rio Preto já começou, mas de maneira mais discreta para evitar aglomerações de pessoas: investimento em ações no ambiente virtual é foco do Natal da pandemia

Liza MirellaPublicado em 21/11/2020 às 00:25Atualizado há 06/06/2021 às 16:58
[object Object]

Na entrada do Iguatemi, urso gigante dá o recado: use máscara (Guilherme Baffi)

Um Natal diferentão. Parece até nome de filme norte-americano da "sessão da tarde", mas assim vai ser o maior evento do varejo em 2020. A razão é a pandemia do coronavírus, que além de muitas vítimas, continua trazendo incertezas sobre como devem funcionar as operações comerciais. Os shopping centers se viram obrigados a mudar as programações, reduzir eventos de entretenimento e postergar o início da temporada natalina.

O Papai Noel não deve mesmo vir neste ano, ou, se vier, será em formato ainda não divulgado por um dos centros comerciais. Houve um reforço nas interações digitais, mas ainda vai ter sorteio de alguns prêmios, como vales-compras e um carro zero quilômetro.

Outra questão que continua indefinida é a abertura do comércio à noite. Normalmente, as lojas começam a funcionar no terceiro turno a partir o dia 5 de dezembro, conforme prevê a legislação municipal, e segue assim até a véspera de Natal. Mas, neste ano, a expectativa continua, já que o Plano São Paulo, que traria a atualização das faixas de flexibilização das cidades paulistas no último dia 16, teve o anúncio prorrogado para o dia 30, logo após o segundo turno das eleições.

"Todo mundo está aguardando a manifestação do governador João Dória", afirmou o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto, Orvásio Tancredi Junior. Ele acredita que será possível abrir a partir do dia 5, com normas de distanciamento, regras de higiene e limite de pessoas nos estabelecimentos.

O shopping Iguatemi já inaugurou sua decoração, foi na segunda-feira, 16, quando se esperava alguma novidade sobre a fase. As ações no ambiente digital ganharão mais relevância. Essa foi a maneira que o shopping encontrou para que as crianças pudessem enviar suas cartinhas para o Papai Noel. As mensagens serão encaminhadas via Direct Message no perfil do Instagram @iguatemiriopreto. "Este ano nosso Natal será marcado por ativações que extrapolam o ambiente físico, com surpresas também no ambiente digital, entregando uma experiência integrada e multicanal para o nosso cliente", disse Alexandre Biancamano, diretor de marketing.

Os visitantes que fizerem compras a partir de R$ 400, a partir de 11 de dezembro, ganharão um chocolate da marca Chocolat du Jour. Para participar, basta apresentar o cupom fiscal das compras feitas nas lojas participantes.

No Plaza Avenida, a partir deste sábado, 21, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a decoração cujo tema é "Natal no Plaza: É Momento de Compartilhar", totalmente focada na ceia natalina. Uma carreata pelas principais ruas da cidade marca o início do calendário de Natal.

Por conta da pandemia e para garantir a segurança de todos, a decoração será mais intimista para evitar aglomerações. Mas, haverá cenários como a ceia de Papai Noel, onde o visitante poderá se sentar à mesa para tirar fotos, seguindo as regras de distanciamento e os protocolos de higiene. "Estamos cientes de que 2020 não está sendo um ano fácil e há pouco para se comemorar em respeito às tantas vítimas de doenças. Por isso, vamos enfatizar ainda mais o real significado da data que é o amor e a empatia", afirmou Paula Buosi, supervisora de marketing.

O centro de compras não vai fazer sorteio de prêmios, mas os consumidores irão participar de uma ação especial de solidariedade para presentear não apenas uma pessoa, mas várias que realmente precisam. Os detalhes ainda não foram divulgados. "O ato de compartilhar será nosso tema principal este ano", disse.

No shopping Cidade Norte, o "Natal dos Sonhos" vai sortear um Fiat Argo Drive zero quilômetro. A cada R$ 150 em compras, com o CPF emitido na nota fiscal, o cliente garante um cupom para participar do sorteio. A campanha vai até o dia 3 de janeiro e o sorteio acontecerá no dia 4, no próprio shopping.

A decoração na praça de alimentação e na entrada principal do centro de compras traz à tona elementos característicos com árvores de Natal, papais-noéis e ursos espalhados, além de um balanço no qual as pessoas poderão tirar fotos com a decoração de plano de fundo. As ações seguem as normas de higienização e distanciamento necessárias. O Papai Noel vai responder às crianças pelo WhatsApp, recebendo as cartinhas, mandando beijos e abraços.

Sem um evento para marcar a tradicional abertura e assim evitar aglomerações, o Riopreto Shopping começa, na segunda-feira, 23, sua temporada natalina. Com o tema Jardim de Natal, a decoração remete aos significados da data: alegria, amor, fé, solidariedade, união e esperança. Segundo o shopping, os visitantes serão surpreendidos com uma nova forma de ver e se comunicar com o Papai Noel. O formato do trono do Papai Noel está sendo formatado para manter a segurança das crianças. Não foram informados detalhes.

Pelo 6° ano consecutivo, a instituição beneficente Renascer estará com um estande na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping para a ação social de troca de cupom fiscal. Os clientes que apresentarem comprovante fiscal no valor de R$ 450 (podendo ser acumulativo) e mais R$ 10 poderão levar para casa um panetone ou chocotone produzido pelos alunos. Por questões de segurança e higiene, esta campanha não contará com sorteios de prêmios.

O Praça Shopping fará sua tradicional decoração da fachada do prédio histórico, com muitas luzes. Dentro do centro de compras, haverá um cenário com árvores de Natal, mas sem a presença do Papai Noel, para evitar aglomerações e a frustração das crianças, que não poderiam tocá-lo ou chega perto para fotografias. Neste ano, a campanha promocional será em modelo de compre e troque, começando no dia 1º de dezembro e se estendendo até dia 23. Serão 22 sorteios de R$ 500 em vale compras durante a campanha, sendo um por dia, num total de R$ 11 mil.

De acordo com o superintendente Marcos Fernandes, a atual fase é de recuperação de vendas. "Esperamos da prefeitura a sinalização da ampliação para a zona verde para que tenhamos a garantia da ampliação do horário a partir do dia 5".

Iguatemi abriu, na última segunda-feira, a temporada natalina (Divulgação)
No Natal do Cidade Norte haverá sorteio de um carro zero (Divulgação)
A ceia de Natal é o tema principal da decoração do Plaza Avenida (Divulgação)
Papai Noel já dá o ar da graça nos shopping centers e os bares são a opção para quem não é bom velhinho, mas já está de saco cheio da pandemia (Divulgação/Ricardo Boni)
Fachada do Praça Shopping, iluminada no Natal de 2019 (Divulgação)
shoppings
rio preto
economia
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por