Malha fina retém 5,5 mil declarações de IR na região de Rio Preto

IMPOSTO DE RENDA

Malha fina retém 5,5 mil declarações de IR na região de Rio Preto

O volume total entregue neste ano cresceu 3,6% em relação ao esperado, de 296.734 documentos


IMPOSTO DE RENDA
IMPOSTO DE RENDA - Marcello Casal JrAgência Brasil

A Receita Federal reteve 5.540 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do exercício 2020, ano-calendário 2019. Esse volume representa 1,8% das declarações entregues neste ano pelos contribuintes dos 72 municípios da área de cobertura da delegacia da Receita Federal de Rio Preto. O volume total entregue neste ano cresceu 3,6% em relação ao esperado, de 296.734 documentos.

Segundo a Receita, das declarações retidas, 4.212 têm imposto a restituir, o que representa 76% do total; 1.175 declarações ou 21% tem imposto a pagar e 153 tem saldo zero.

Os principais motivos que levaram os contribuintes à malha fina foram: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados); deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução - despesas médicas); divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física - entre outros, falta de informação do beneficiário em Dirf, e divergência entre o valor informado entre a DIRPF e a Dirf. Outros motivos incluem deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e ou imposto complementar.

Orientações

Ao consultar o Extrato do Processamento da DIRPF, em Meu Imposto de Renda, o contribuinte pode corrigir a declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio da retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal.

É possível ainda aguardar comunicado da Receita para apresentar documentação que explique a pendência e, a terceira possibilidade é apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no extrato.