Ford confirma venda da fábrica do ABC

Para construtora

Ford confirma venda da fábrica do ABC


A Ford assinou nesta sexta-feira, 19, memorando de intenções para a venda da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, com a Construtora São José, especializada em empreendimentos imobiliários logísticos e comerciais de alto padrão. O valor não foi revelado pela montadora, mas, na terça-feira, o prefeito da cidade, Orlando Morando, já tinha adiantado a informação e disse que o valor do negócio é de R$ 550 milhões.

Segundo Morando, a construtora vai oferecer parte da área para uma montadora e parte para uma empresa de logística.

A venda ocorre um ano e quatro meses após a empresa anunciar o encerramento da produção na unidade, em fevereiro de 2019. O encerramento total da produção ocorreu em outubro. A unidade produzia o automóvel Fiesta e caminhões, e empregava 2,8 mil trabalhadores.

Segundo a Ford, o acordo é resultado de um processo de seleção que envolveu uma série de potenciais compradores, no qual São José apresentou a melhor alternativa para a planta e para a região. A FRAM Capital atuou na estruturação financeira e estudos de viabilidade da operação.

Segundo fontes do mercado, as concorrentes, todas do ramo da construção, teriam sido Autonomy, Brookfield, GLP, Prologis e Exeter Property Group. No início das negociações, três montadoras se interessaram pela área - duas chinesas e o grupo brasileiro Caoa, mas não houve acerto.

A Ford informa que conclusão do processo depende da realização de uma diligência conjunta, que deve ser completada no prazo de aproximadamente 90 dias. "A assinatura desse memorando de intenções é um passo importante para a concretização da venda da fábrica de São Bernardo", diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.

Alto padrão

A São José atua no setor há 37 anos com foco no segmento de alto padrão. Em seu site, informa que vem intensificando sua participação em dez Estados nos setores de hotéis, loteamentos, shopping centers e outlets. O grupo, inclusive, foi responsável pela construção do hotel Hyatt Place, ao lado do Shopping Iguatemi, em Rio Preto.