ATÉ 19 DE JUNHO

Atendimento remoto do INSS é prorrogado


O atendimento remoto nas agências da Previdência Social aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 19 de junho. A decisão foi publicada nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Conjunta 17.

No dia 20 de março, outra portaria definia o atendimento remoto até o dia 30 de abril.

De acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, a medida "visa a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)".

Durante esse período, os casos que dependem de perícia médica serão analisados sem atendimento presencial. O segurado terá que anexar atestado médico pelo portal ou aplicativo. O instituto vai antecipar parte do valor do benefício devido ao segurado.

Meu INSS

Para acessar o Meu INSS é preciso digitar o endereço no seu computador ou instalar o aplicativo no celular gratuitamente. Estão disponíveis mais de 90 serviços.

Segundo a Secretaria da Previdência, para saber como gerar a senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar o site (https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss).

 

Alguns dos 90 serviços que podem ser solicitados pelo Meu INSS:

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por tempo de contribuição

Salário maternidade

Pensão por morte

Auxílio-doença

Seguro Desemprego do Pescador Artesanal

Benefícios Assistenciais

Certidão de tempo de contribuição

Alterar local ou forma de pagamento

Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal

Solicitar pagamento de benefício não recebido

Recurso e revisão