Para definir uma regra para os shopping centers do País, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) criou um protocolo rigoroso com mais de 20 medidas que visam um reforço na higienização, além de um procedimento minucioso para garantir a saúde de clientes e colaboradores. A ideia é que as ações sejam adotadas quando esses estabelecimentos voltem a operar.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, os shopping têm plena capacidade de operar de forma segura: "nosso lema agora é higienização total e aglomeração zero. Temos segurança para receber todos de maneira gradual, onde conseguimos colocar a saúde e a economia no mesmo lado, por meio das medidas de segurança que criamos".

Rio Preto

Em Rio Preto, os centros de compra consideram as medidas pertinentes e informam que aguardam as recomendações dos governo estadual e municipal. Confirmam ainda o reforço nos protocolos sanitários quando estiverem em operação.

Controle de tráfego de pessoas, limitando em 50% o número de vagas dos estacionamentos

Uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários

Testagem de todos os funcionários e lojistas

Fechamento de cinemas, teatros e áreas kids

Horário de funcionamento reduzido

Antibactericidas aplicados em tapetes de entradas e saídas

Entradas reduzidas e utilização de portas específicas para entrada e saída, inibindo aglomeração

Aferição de temperatura dos clientes através de termômetros manuais

Higienização do shopping a cada 3 horas, especialmente áreas de contato: maçanetas, corrimãos, etc

Serviço especiais para grupos de risco, com formas alternativas de atendimento, como drive thru

Distanciamento social obrigatório: limitação das praças de alimentação e restaurantes em 50%

Controle de acesso aos elevadores, com limitação de passageiros

Indicação de distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus)

Remoção de áreas como lounges;

Disponibilização de álcool gel a todos os clientes, lojistas e funcionários

Controle de acesso a sanitários e higienização a cada 3 horas

Manutenção e trocas regulares dos filtros de ar-condicionado

Não operação dos serviços de valet e restrição de operação dos serviços como: fraldário e empréstimo de carrinhos

Suspensão de eventos, ações infantis e entretenimento

Campanha junto aos lojistas para reforçar os pagamentos por aplicativos

Campanhas de conscientização para população sobre a prevenção à Covid