REAÇÃO EM MEIO À CRISE

Fábricas GM e VW retomam produção


As duas marcas que mais vendem carros no País retomaram produção nesta segunda-feira, 18, em apenas um fábrica de cada grupo. A General Motors reabriu um turno de trabalho na unidade de São Caetano do Sul, no ABC. A Volkswagen reabre a filial de São José dos Pinhais, no Paraná, com dois turnos, mas operando em ritmo mais lento que o normal.

Para voltar lentamente às atividades, ambas escolheram plantas que produzem modelos concorrentes no segmento de utilitários-esportivos, o mais rentável antes da pandemia. A GM produz no ABC o Tracker, que foi lançado em março, quando começou a quarentena, e a Volkswagen faz o T-Cross no Paraná.

Seara

A unidade de aves da Seara Alimentos, do grupo JBS, no município de Ipumirim-SC foi interditada pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina. Em nota, o MPT-SC justifica que, durante inspeção, fiscais "encontraram graves irregularidades, sobretudo relacionadas à ausência de distanciamento seguro entre os trabalhadores na linha de produção e a inexistência de medidas de vigilância para controle da disseminação do vírus entre os trabalhadores". Ainda conforme a nota, na unidade, 86 casos da covid-19 foram confirmados, "o que representa quase 5% dos cerca de 1.500 empregados que trabalham no local". A JBS informou que vai recorrer e que seu "objetivo prioritário" é a saúde dos seus colaboradores.