PANDEMIA

Eventos com grande público são adiados em Rio Preto e região

Em Rio Preto, edições do Country Bulls e do Villa Mix ainda são incertas


Pandemia adiou a Festa do Peão de Barretos, que será agora entre outubro e novembro
Pandemia adiou a Festa do Peão de Barretos, que será agora entre outubro e novembro - André Monteiro/Divulgação

Importantes na geração de renda por meio do turismo, eventos da região de Rio Preto que envolvem grande público estão sendo afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Alguns foram adiados, outros adaptados e há ainda aqueles que foram cancelados porque não haveria tempo hábil para a sua organização.

A última mudança envolve a Festa do Peão de Barretos, cuja 65ª edição estava inicialmente programada para o mês de agosto. A nova data do evento envolve o período de 28 de outubro e 2 de novembro.

Jeronimo Luiz Muzetti, presidente da associação Os Independentes, que organiza a festa de Barretos, disse que a decisão foi tomada por medida de segurança. "Esperamos que até outubro esteja tudo bem e que possamos ter este momento de festa, alegria e retomada."

Segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo no ano passado, a Festa do Peão de Barretos atrai um público de 800 mil pessoas, das quais 58% são turistas, que injetam cerca de R$ 900 milhões na economia do município. O gasto individual médio de cada turista, que permanece por pelo menos cinco dias na cidade, é de R$ 2.345, de acordo com a pesquisa.

Em Olímpia, palco de um dos maiores eventos do País dedicado ao folclore, o tradicional festival será realizado em novo formato neste ano. Programado para o período de 8 a 16 de agosto, o festival deixará o recinto de exposições e ocupará a praça central da cidade, que será palco apenas de apresentações de grupos locais. Convidados do cenário nacional vão enviar vídeos de suas apresentações, que serão exibidos na plataforma online do evento.

Em Ribeirão Preto, o festival João Rock, inicialmente programado para 6 de junho, teve sua data alterada para 12 de setembro. Até lá, a organização segue com apresentações online em suas redes sociais.

Segundo a assessoria de imprensa do João Rock, a atenção agora está na manutenção do line-up para os três palcos do festival.

Rio Preto

Em Rio Preto, a pandemia do novo coronavírus já afetou a realização do Festival Internacional de Teatro (FIT), cuja 20ª edição será feita somente no ano que vem. O mesmo vale para outros eventos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura, como Festival Nacional de MPB.

Na organização do Rio Preto Country Bulls, o clima é de incerteza. "A organização do Rio Preto Country Bulls está acompanhando diariamente a evolução das medidas governamentais para conter a pandemia causada pelo novo coronavírus e, por conta das incertezas envolvendo o cenário atual, ainda não tem uma nova previsão de data para o evento deste ano, que aconteceria entre os dias 15 a 19 de julho", diz comunicado oficial.

Geralmente realizado em Rio Preto em setembro, o Villa Mix, mega festival que envolve outras cidades do País, também não "bateu o martelo" sobre a edição 2020. "O Villa Mix Rio Preto comunica que, diante das incertezas do cenário atual, por enquanto não tem data definida para realização. Qualquer mudança, será feita a divulgação", traz comunicado divulgado pelos organizadores do festival de música.