SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2021
COLUNA DO DIÁRIO

Projeto prevê 'acesso vip' de vereadores ao prédio da Prefeitura de Rio Preto

Parlamentares deverão acessar o prédio da Prefeitura usando a sua digital

Rodrigo Lima e Francela PinheiroPublicado em 17/07/2021 às 18:30Atualizado há 18/07/2021 às 07:33
[object Object]

Secretário Jair Moretti recebe vereadores e secretários no seu gabinete (Reprodução)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Projeto prevê 'acesso vip' de vereadores ao prédio da Prefeitura de Rio Preto

Parlamentares deverão acessar o prédio da Prefeitura usando a sua digital

Rodrigo Lima e Francela PinheiroPublicado em 17/07/2021 às 18:30Atualizado há 18/07/2021 às 07:33

Secretário Jair Moretti recebe vereadores e secretários no seu gabinete (Reprodução)

Após as últimas caneladas com vereadores, o secretário de Governo, Jair Moretti, afirmou nesta sexta-feira, 16, que pretende criar um acesso exclusivo dos parlamentares ao prédio do Executivo. Ele disse que está em fase de execução o projeto para instalar um sistema que vai liberar o acesso por meio de um programa biométrico, a ser colocado no portão localizado no fundo da Câmara.

Parlamentares já reclamaram publicamente que a administração havia trancado o portão com um cadeado, o que impedia o livre acesso aos diferentes andares da Prefeitura. De acordo com Moretti, o cadastramento da digital estará disponível para todos os 17 vereadores.

A medida promete jogar luz em articulações feitas nos bastidores, principalmente pelos vereadores da base governista. Por exemplo, nesta semana nada foi divulgado oficialmente, mas o relator da CPI dos Transportes, Francisco Júnior (DEM), se reuniu com o secretário de Governo. Moretti admitiu a realização do encontro, mas afirmou que a pauta foi o projeto social do parlamentar do DEM, e não a condução da CPI.

Notas

Vai se cadastrar?

A pergunta que fica é se os vereadores de oposição, como João Paulo Rillo (Psol), que está de licença do cargo até o final do mês, também farão seu cadastramento biométrico para acessar o prédio da Prefeitura. Afinal, o governo terá acesso aos dados e vai saber quando e quantas vezes um parlamentar foi ao prédio do Executivo para resolver pendências, inclusive em outras secretarias. 

Câmeras

O secretário de Governo, Jair Moretti, afirmou que câmeras de segurança deverão ser instaladas em todos os andares do prédio da Prefeitura. No dia 8 de julho, uma bomba caseira explodiu no 9º andar. A Polícia Civil investiga o caso, após o registro da ocorrência ter sido feito pela Guarda Municipal.

Passar por cima

O vereador Paulo Pauléra (PP) afirmou que somente cabe ao prefeito Edinho acatar ou não as emendas propostas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ele disse que tentou acordo para evitar que as 13 emendas apresentadas, tanto pela oposição quanto pelos governistas, fossem rejeitadas pelo plenário. Por isso, Pauléra lamentou o conteúdo do manifesto de quatro vereadores - o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), Renato Pupo (PSDB), Robson Ricci (Republicanos) e Rillo - contra a sua articulação com o governo. "Eles fazem um tipo de política que não agrega. É coisa de mariquinha, mas faz parte e vamos passar por cima disso", afirmou Pauléra. " Após a aprovação das emendas, foi feita uma análise por secretários e viram que algumas trariam dificuldade para o plano de governo". Ao todo, cinco das 13 emendas – quatro de Rillo e uma de Ricci – foram barradas por Edinho.

No forno

A Prefeitura de Rio Preto planeja inaugurar, nos próximos dias, escola municipal no bairro Solidariedade que homenageia a mãe do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB). A previsão é de que a escola de educação infantil atenda 300 alunos, de 0 a 5 anos, e começou a ser construída em 2019 ao custo de R$ 4 milhões. A contrapartida da Prefeitura foi de R$ 590 mil para obras complementares destinadas à construção de rampas e escadas.

Alckmin na área

Conforme a Coluna já antecipou, na sexta-feira, 23, está prevista a realização de evento com a presença do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) em Nhandeara. Alckmin, que está praticamente fora do ninho tucano, tenta construir a sua pré-candidatura ao governo do Estado e busca apoio entre prefeitos da região de Rio Preto. Ele conta com a adesão do deputado federal Fausto Pinato (PP), que já anunciou que pretende construir uma frente anti Rodrigo Garcia (PSDB), que terá o apoio do governador João Doria (PSDB) na eleição de 2022.

Curtas

Fora da lei - Tornou-se comum motoqueiros percorrerem pelas ruas de Rio Preto, principalmente à noite sem placas nas motos. Nesta sexta-feira, 16, a Coluna flagrou a situação em que o rapaz, além de não ter placa na moto, fez uma conversão proibida na avenida Alberto Andaló com o semáforo vermelho. E a manobra foi realizada na frente de uma viatura do Baep, que estava no contrafluxo da via.

Muito cedo - O secretário de Esportes, Fábio Marcondes, negou ter intenção de deixar as fileiras do PL e migrar para outra legenda para disputar a Prefeitura de Rio Preto em 2024. Há quem aposte que ele vai tentar abrir espaço no MDB ou PSDB. A conferir.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por