SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Por motivos opostos, aliados de Tarcísio e Rodrigo na região comemoram pesquisa eleitoral

Pesquisa Ideia/Exame para o Palácio dos Bandeirantes mostra Fernando Haddad (PT) marcando 27%, Tarcísio 17%, Márcio França (PSB) 14% e Garcia 11%

Maria Elena Covre e Vinícius Marques
Publicado em 09/06/2022 às 23:12Atualizado em 10/06/2022 às 08:44
Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas (Reprodução)

Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas (Reprodução)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Por motivos opostos, aliados de Tarcísio e Rodrigo na região comemoram pesquisa eleitoral

Pesquisa Ideia/Exame para o Palácio dos Bandeirantes mostra Fernando Haddad (PT) marcando 27%, Tarcísio 17%, Márcio França (PSB) 14% e Garcia 11%

Maria Elena Covre e Vinícius Marques
Publicado em 09/06/2022 às 23:12Atualizado em 10/06/2022 às 08:44

Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas (Reprodução)

A divulgação nesta quinta, 9, da pesquisa Ideia/Exame para o Palácio dos Bandeirantes, serviu como um tônico no ânimo dos tucanos e aliados do governador Rodrigo Garcia (PSDB) em Rio Preto, mas também fortificou o entusiasmo do bolsonarismo em relação a Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Com Fernando Haddad (PT) marcando 27%, Tarcísio 17%, Márcio França (PSB) 14% e Garcia 11%, os bolsonaristas trataram de espalhar o resultado, comemorando a segunda posição numérica do candidato do Republicanos, que até então ainda estava parelho com o pessebista.

Já o entorno de Rodrigo Garcia teve dois motivos para festejar. O primeiro é a sinalização dos números de que o tucano, enfim, se livrou da âncora que não o deixava ultrapassar a barreira dos 5% nas pesquisas divulgadas até agora.

O outro fator de euforia foi o cenário em que a saída de França aponta uma migração consistente de eleitores para Rodrigo, o que o colocaria muito próximo (num empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos percentuais) com o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), embora Haddad também cresça. Mas, aqui, há uma leitura geral de que o tucano e o republicano vão brigar no primeiro turno por uma das vagas no segundo turno.

Neste cenário, os resultados são: Haddad 31%, Tarcísio 17% e Rodrigo 14%. Daí que integrantes do núcleo duro de Rodrigo na região consideram fundamental persistir nas negociações para convencer França a disputar o Senado, seja pela chapa do tucano, seja pela chapa do petista. E, para este processo, outro personagem da política local entra em cena: o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), historicamente próximo de Rodrigo e aliado de França, é visto como “o cara” para ajudar na empreitada.

NOTAS

Deu ibope

Longe de ser uma campeã de audiência, a TV Câmara de Rio Preto viveu seus dias de “Pantanal” na manhã desta quinta, 9, entre ocupantes de cargos comissionados no Executivo municipal. O pessoal, cujos cargos estão pendurados por uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ) que impõe demissão em peso de 120 nomeados até o próximo dia 14, acompanhou com “emoção” a votação, ao vivo, da proposta do Executivo que salva a cabeça da maioria. E ainda cria mais alguns postos: 138 no total.

Uma onça

Muitos dos comissionados atentos à telinha ficaram uma onça com o discurso do vereador João Paulo Rillo, do Psol, partido que questionou na Justiça os cargos extintos pelo TJ. João Paulo foi o único a votar contra a nova proposta, que também restitui 609 funções gratificadas, estas ocupadas por servidores de carreira. Para os ocupantes dos cargos de confiança, o parlamentar foi “pejorativo” ao se referir ao trabalho deles. Mais um dia como o desta quinta e Juma e Jove, protagonistas de “Pantanal”, que se cuidem.

Show 1

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) volta para a região com o seu “Governo na Área” nesta sexta-feira, 10. A comitiva toda, mais uma penca de políticos também em campanha, desembarca em Barretos com a mesma disposição em assinar convênios, anunciar recursos e distribuir viaturas e equipamentos agrícolas demonstrada por onde já passou.

Show 2

O deputado estadual Itamar Borges (MDB), que tem feito de tudo para manter visível suas digitais nos mimos entregues para o pessoal do campo, até formatou convite especial com foto dele e de Rodrigo para o evento. Isso num território também cobiçado pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), entre outros.

Desencontro

Em viagem de negócios a Rio Preto neste sábado, 11, o empresário bolsonarista Carlos Wizard, que vai lançar por aqui, entre outros, o projeto “Fé, Família e Sucesso”, pretendia se encontrar com representantes do PIB local que compartilham de sua “visão de mundo”. Antonio Cabrera Mano Filho era o nome escolhido por Wizard para uma visita, mas o agropecuarista rio-pretense está nos Estados Unidos para a formatura do filho, Antonio Cabrera Netto, em Negócios Internacionais pela Universidade da Califórnia, em San Diego. O encontro entre os dois ficou para setembro.

Soja

Aos 24 anos, Cabrera Netto volta a morar em Rio Preto. Cabrera, o pai, disse à Coluna que o filho vai atuar nos negócios da família, com especial atenção nas expansões do plantio de soja do Norte.

Mais um

Depois do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), é a vez de o prefeito de Mirassol, Edson Ermenegildo (PSDB), publicar decreto obrigando o uso de máscaras em ambientes fechados. O governo estadual recomendou a medida, mas deixou para os municípios a decisão. O emedebista e o tucano estão entre os primeiros na região a determinar a volta do equipamento de proteção contra a Covid-19 em caráter obrigatório.

EDUCAÇÃO PARA MARTE - O governo federal publicou nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial da União, acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Rio Preto e o Instituto Valquírias World, presidido por Amanda Oliveira (foto), para “ações de extensão e cursos de formação inicial e continuada para a comunidade da Vila Itália”, agora rebatizada como Favela Marte. A iniciativa faz parte do pacote de medidas que inclui o terceiro setor, a iniciativa privada e o poder público, para um projeto inédito de urbanização da favela liderado pela ONG Gerando Falcões, que tem Edu Lyra como CEO. Nas próximas semanas, as 247 famílias que moram no local começam a ser transferidas para moradias alugadas para que os barracos sejam derrubados e as obras de infraestrutura comecem. (Divulgação)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por