SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Pesquisa junto a eleitor rio-pretense busca avaliar imagem da gestão Bolsonaro na área econômica

Entre outros temas, os entrevistadores abordam com maior profundidade questões ligadas à economia, como os preços dos combustíveis, a Petrobras e o Auxílio Brasil

Maria Elena Covre e Vinícius Marques
Publicado em 03/06/2022 às 22:55Atualizado em 04/06/2022 às 10:11
Jair Bolsonaro (Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo-SP)

Jair Bolsonaro (Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo-SP)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Pesquisa junto a eleitor rio-pretense busca avaliar imagem da gestão Bolsonaro na área econômica

Entre outros temas, os entrevistadores abordam com maior profundidade questões ligadas à economia, como os preços dos combustíveis, a Petrobras e o Auxílio Brasil

Maria Elena Covre e Vinícius Marques
Publicado em 03/06/2022 às 22:55Atualizado em 04/06/2022 às 10:11

Jair Bolsonaro (Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo-SP)

Rio-pretenses foram abordados nesta semana, por meio de telefones fixos, por entrevistadores do Ipri (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem Ltda), com sede em Brasília. Minuciosas, as perguntas revelam um amplo levantamento junto ao eleitorado sobre os desempenhos do governo federal e do presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição.

O questionário indica também que as informações desejadas destinam-se a “consumo interno”, ou seja, nortear ações de campanha do atual mandatário da República, com dados relevantes que podem ajudar, ainda, a construção do discurso de Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato do bolsonarismo ao governo paulista.

Entre outros temas, os entrevistadores abordam com maior profundidade questões ligadas à economia, como os preços dos combustíveis, a Petrobras e o Auxílio Brasil. Uma das perguntas é se a economia em geral está boa, ruim ou ótima. No caso de resposta negativa, pergunta de quem, para o entrevistado, é a culpa: se dos empresários, do governo ou da Guerra na Ucrânia.

Busca-se ainda a opinião sobre o preço da gasolina e, também, quem é visto como o responsável. A Petrobras deve ser privatizada?, é outra abordagem. Há ainda interesse em saber se o Auxílio Brasil beneficia o entrevistado ou algum familiar. Alguma dúvida de que o bolso do eleitor vai ditar os discursos?

NOTAS

Imprensa

Chama a atenção na pesquisa o interesse em detalhar quais as últimas informações sobre o presidente e seu governo que chegaram até o eleitor e por meio de qual plataforma, com interesse insistente sobre o nome do veículo que as noticiou.

Treze em um 1

O rio-pretense Lawrence Garica, fundador da Cia. Apocalíptica e candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Arnaldo (PDT) em 2020, integra um grupo de ativistas de cultura de diferentes regiões do Estado que pretende lançar uma candidatura coletiva à Assembleia Legislativa de São Paulo pelo Psol. O lançamento da empreitada será neste sábado, 4, em Campinas.

Treze em um 2

Batizada como “Povo na Cultura”, a pré-candidatura coletiva conta, além de Lawrence, com Ana Paula do Val (São Paulo), André Ravasco (São José dos Campos), Binho Riani Perinotto (Peruíbe), Bruna Reis (Assis), Caio Pacheco (Santos), Cassiane Tomilhero (Peruíbe), Flávio Racy (Ribeirão Preto), Mariana Dias (Tatuí), Miriam Vieira (São Vicente), Tiche Vianna (Campinas), Zé Renato (São Paulo) e a representante legislativa Adriana Scannavez (Ribeirão Preto).

Ciro vem

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) confirmou presença em Rio Preto no próximo dia 14 (uma terça-feira). O Hospital de Base, claro, está entre os itens da agenda já confirmados. Ele visitará a instituição às 15h. Confirmada também entrevista ao vivo, pelo Facebook do Diário da Região, às 16h. O veículo está abrindo espaço para todos os candidatos à Presidência da República em passagem pela cidade.

Bico oficial

A Prefeitura de Rio Preto vai assinar mais um convênio de atividade delegada para policiais militares. Desta vez, com o batalhão da Polícia Ambiental. A solenidade de formalização será nesta segunda, 6, no 8º andar da sede do governo municipal. Com o prefeito Edinho Araújo colocado em isolamento compulsório pela Covid-19, o anfitrião será o vice-prefeito Orlando Bolçone. O deputado estadual Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, vai bater cartão, claro.

Confusão

Candidato a vereador de Rio Preto nas eleições de 2016 e 2020, com pouco mais de uma centena de votos na última, Marcio Soares Morais, o Marcinho Baladeiro, se empolgou com a ideia de disputar neste ano cadeira à Assembleia Legislativa de São Paulo. A oferta partiu de Fabrício Mendes, ex-coordenador do PSL, que virou União Brasil depois de se juntar ao DEM. O ex-baladeiro alugou imóvel, reformulou a fachada com as logomarcas do partido e está em plena pré-campanha. Acontece que a Coluna descobriu que o “pré-candidato” ainda aparece no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) filiado a seu antigo partido, o PP. Questionado, ele tem fé de que se trata de alguma burocracia interna que será resolvida - o que é pouco provável. Isso, sim, é pior que ressaca de balada.

Mutirão

Quem é esperado em Rio Preto neste sábado, 4, para detalhar a proposta de mutirão de cirurgias eletivas pela rede pública, é o secretário-executivo de Saúde do governo estadual, Eduardo Ribeiro Adriano.

HOMENAGEM Morto aos 42 anos de idade no último dia 29 de março em decorrência de um infarto fulminante, o jornalista Jocelito Paganelli (foto), que consolidou sua carreira no Diário da Região e desde 2017 atuava na TV Tem, deverá dar nome à passarela para travessia de pedestres situada na rodovia BR-153, em Rio Preto. O deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) protocolou na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta sexta-feira, 3, projeto de lei para a denominação da obra federal. Um trecho da justificativa da proposta afirma que, durante a pandemia de Covid-19, Jocelito estudou a fundo, diariamente, os números oficiais da contaminação no Noroeste paulista. “As análises que antes fazia da política regional passaram a ser sobre a saúde pública, levando informações valiosas à população, sempre de forma imparcial.” (Reprodução/Redes Sociais)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por