SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Para agradar políticos, HB de Rio Preto cria a galeria 'Parlamentar do Bem'

Toda semana, um deputado federal ou estadual recebe “reconhecimento público da instituição”, que posta uma foto e uma nota elogiosa sobre o homenageado da vez

Maria Elena Covre, Vinícius Marques e Lucas Israel
Publicado em 02/06/2022 às 23:50Atualizado em 03/06/2022 às 10:19
Hospital de Base (Carlos Chimba/Arquivo)

Hospital de Base (Carlos Chimba/Arquivo)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Para agradar políticos, HB de Rio Preto cria a galeria 'Parlamentar do Bem'

Toda semana, um deputado federal ou estadual recebe “reconhecimento público da instituição”, que posta uma foto e uma nota elogiosa sobre o homenageado da vez

Maria Elena Covre, Vinícius Marques e Lucas Israel
Publicado em 02/06/2022 às 23:50Atualizado em 03/06/2022 às 10:19

Hospital de Base (Carlos Chimba/Arquivo)

Como a medicina ainda não dispõe de tratamento para ego hipertrofiado, mal que, segundo as evidências empíricas, atinge dez entre dez políticos, o jeito que o Hospital de Base arrumou para reduzir sintomas clássicos como mimimi e cara feia, além de se precaver de futuros boicotes, foi criar em suas redes sociais a galeria “Parlamentares do Bem”.

Toda semana, um deputado federal ou estadual recebe “reconhecimento público da instituição”, que posta uma foto e uma nota elogiosa sobre o homenageado da vez. A ordem é alfabética, outra medida para não provocar crises.

A estreante, na semana passada, foi a deputada federal Adriana Ventura (Novo). Nesta semana, o rapapé virtual é para o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Com R$ 80 milhões obtidos por meio de parlamentares eleitos em 2018, o “mimo” incluirá 60 “expressões políticas” que deram sua contribuição à instituição rio-pretense.

O sucesso das relações do HB na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional neste período tem nome e sobrenome: Jurandyr Bueno, jornalista que começou a carreira na Agência Estado. Antes de chegar ao HB, no entanto, ele passou 15 anos à frente de gabinetes parlamentares em Brasília, ou seja, conhece bem o território e o modus operandi dos engravatados da Câmara Federal.

Na função de relações governamentais da instituição, Jurandyr defende uma linha política ecumênica, ou seja, aberta a todas as crenças ideológicas. Com total aval de Jorge Fares.

NOTAS

Genérico 1

Parecer da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo diz não ver ilegalidade no pagamento de adicional de 35% a servidores da Câmara de Rio Preto no período mais agudo da pandemia. A ação questionando a legalidade do extra partiu de Warlen Miiller, integrante do MBL, no ano passado. O adicional está previsto em lei de 1986. O processo, extinto em primeira instância, subiu para o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Genérico 2

A procuradora Deborah Pierri afirmou que atividades de modo virtual não dão motivo para o corte do benefício. “Ao contrário do afirmado genericamente pelo autor popular, essas reuniões extraordinárias podem perfeitamente serem realizadas no trabalho remoto, permitindo a incidência da gratificação”, consta no parecer.

Inferno astral 1

O Conselho Deliberativo do América de Rio Preto convocou uma reunião para o próximo dia 10 de junho para preencher três vacâncias do órgão após renúncias: Vanderlei Borin, Munir Nagib Caran (1º e 2º vice-presidentes do clube, respectivamente) e José Zanin Júnior, ex-vice-presidente do Conselho.

Inferno astral 2

No caso de Vanderlei Borin, a saída não é opção, necessariamente. Ele está com mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), após ter sido condenado a 10 anos de detenção por vender medicamentos vencidos e sem licença da vigilância sanitária, além de falsidade ideológica.

Sem vacina...

O vereador Bruno Moura (PSDB), que já apresentou projeto na Câmara acabando com a exigência do comprovante vacinal contra a Covid-19 em estabelecimentos públicos e privados, quer classificar, por meio de legislação municipal, academia de ginástica como serviço essencial.

...com academia

A ideia é proteger estes locais de medidas mais restritivas no caso de um recrudescimento da pandemia. Pelo jeito, o tucano teme mais o risco de a população ficar impedida de estufar os bíceps do que se expor ao vírus mortal.

Lançamento

O deputado estadual Campos Machado, cacique-mor do Avante em São Paulo, participará em Rio Preto do lançamento da pré-candidatura a deputado federal do promotor de Justiça licenciado Marco Lelis, e também da pré-candidatura da advogada Lucineia dos Santos à Assembleia Legislativa. O evento será no sábado, 4, às 9h, na Casa de Portugal.

OLHA O NÍVEL A Diretoria Jurídica da Câmara de Rio Preto fez uma análise, a pedido do presidente da Casa, Pedro Roberto (foto), do Patriota, na qual põe em xeque a não exigência de curso superior para cargos em comissão, ou seja, de livre nomeação. Projeto do prefeito Edinho Araújo (MDB) que cria 138 cargos no Executivo descarta esta obrigatoriedade. O parlamentar deve apresentar emenda exigindo formação universitária para apadrinhados. A proposta será votada quanto à legalidade na sessão da próxima terça, 7. (Divulgação/Câmara de Rio Preto)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por