SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Oficial da ativa e ex-comandante da PM na região de Rio Preto intensifica embate com Rodrigo Garcia

O oficial da ativa segue em ferrenha oposição ao governador entre os policiais militares, grupo que o tucano vem redobrando esforços na tentativa de conquistar

Maria Elena Covre e Vinícius Marques
Publicado em 21/07/2022 às 23:56Atualizado em 22/07/2022 às 12:09
Coronel Fábio Rogério Candido (Marco Antônio dos Santos 8/2/2020)

Coronel Fábio Rogério Candido (Marco Antônio dos Santos 8/2/2020)

Oficializado como único candidato do PL a deputado estadual na região, o coronel bolsonarista Fábio Rogério Cândido, ex-comandante do CPI-5, em Rio Preto, intensifica oposição ao governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Na terça, 19, Rodrigo assinou decreto garantindo assistência jurídica, por meio da Defensoria Pública, a policiais militares e civis acusados de homicídio doloso, lesão corporal grave ou seguida de morte, abuso de autoridade, tortura e fuga de pessoa presa durante exercício da atividade.

“O que foi divulgado não difere em nada do que já temos. Qualquer cidadão, incluindo o criminoso, já tem o respaldo da assessoria jurídica da Defensoria Pública. Não é isso que nós precisamos”, diz o coronel, que se ocupou sobre o tema em sua dissertação de mestrado em 2011.

Segundo Fábio Cândido, desde então ele vinha municiando o Estado com propostas para suprir a necessidade de se tratar os policiais de uma forma diferenciada no que se refere a defesa em juízo. “Mas o que fizeram está longe de resolver o problema. O que precisamos é de uma defesa de qualidade feita por um corpo jurídico que conheça o direito militar que, infelizmente, é um ilustre desconhecido nos bancos acadêmicos.”

Com falas e vídeos beneficiados pela capilaridade dos canais bolsonaristas nas redes sociais, o oficial da ativa segue em ferrenha oposição ao governador entre os policiais militares, grupo que o tucano vem redobrando esforços na tentativa de conquistar.

NOTAS

Otimista 1

Em passagem-relâmpago por Rio Preto nesta quinta, 21, para um café no Hospital de Base, o deputado federal Alexandre Padilha (PT) se disse “impressionado com a receptividade” que, segundo ele, vem encontrando no interior de São Paulo. Escalado por Lula (PT) para fazer a interlocução com o setor produtivo, o ex-ministro da Saúde visitou no dia anterior cidades da região, como Catanduva, onde se reuniu com representantes do “empresariado caipira” e de entidades rurais.

Otimista 2

A despeito da vitória esmagadora do então candidato Jair Bolsonaro na região nas eleições em 2018, Padilha afirma que vem percebendo um cenário melhor desta vez. “Acho que estamos com muita força nas cidades médias”. Sobre a disputa pela indicação do vice dentro da aliança de Fernando Haddad ao governo de São Paulo, ele defende que o nome seja o de uma mulher com liderança no interior.

Dono...

Nada como figurar no topo da pirâmide do poder partidário. Na convenção realizada nesta quinta, 21, em São Paulo, o União Brasil oficializou suas candidaturas a deputado estadual e federal. Candidato à reeleição, o deputado federal Geninho Zuliani é o único nome da legenda numa espécie de região ampliada, que inclui Araçatuba e Bebedouro, a disputar a Câmara Federal.

…do pedaço

Já na briga pelas cadeiras da Assembleia Legislativa, o partido terá quatro nomes: a médica Ana Rosa Teixeira (Rio Preto), Marcelo Hercolim (ex-prefeito de Santa Adélia), Fernando Galvão (ex-prefeito de Bebedouro) e Deomerce Damasceno (Araçatuba). Todos em dobrada com ele, Geninho.

Na pista

Com a desistência do deputado federal Eleuses Paiva (PSD) de disputar a reeleição para se dedicar à campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos), os vereadores Jorge Menezes e Júlio Donizete, ambos do PSD, estão na pista. Ou seja, livres para oferecer seus préstimos. Questionados pela Coluna, eles garantem, no entanto, que qualquer decisão vai ocorrer apenas depois de conversarem com Eleuses. “Vou aguardar determinação do meu comandante”, diz Donizete.

Pretexto

O lançamento do livro em que o deputado estadual Itamar Borges (MDB) diz ter feito uma revolução na Secretaria de Agricultura de São Paulo nos 10 meses que passou por lá foi só pretexto para um evento político-eleitoral, segundo os presentes. O prefeito Edinho Araújo (MDB) fez um de seus famosos discursos sobre as qualidades do correligionário, o palco foi tomado pela penca de vereadores que apoiam a reeleição do emedebista e, entre os convidados bem servidos de comida e bebida, desfilaram prefeitos e parlamentares de toda a região.

Trauma?

O prefeito Edinho Araújo (MDB), que até chora para discursar quando vê um microfone, dispensou a prerrogativa de fala na abertura do FIT na noite desta quinta-feira, 21. Deixou o grande momento para Jorge Vermelho, o assessor especial da Secretaria da Cultura que é muito bem relacionado com o pessoal do teatro. Parece que o emedebista ainda anda ressabiado em relação a ambientes “não controlados” depois das vaias recebidas quando Bolsonaro visitou a cidade.

EM CASA

A fachada da sede regional do Republicanos em Rio Preto, no bairro Boa Vista, ganhou um novo outdoor recentemente (foto). O material, usado para “apresentar” em fotos enormes as lideranças da legenda na cidade, deixou de fora desta vez os dois vereadores do partido: Robson Ricci, parlamentar mais votado na última eleição municipal, e Karina Caroline, a segunda com maior votação. A peça publicitária traz em primeiro plano Marcos Pereira (deputado federal, candidato à reeleição e cacique nacional da legenda), mais Diego Polachini (presidente local da legenda e assessor especial de Marcos Pereira), Coronel Helena (candidata a deputada estadual), Suelen Polachini (secretária municipal do Mulheres Republicanas e esposa de Diego), além de Cleber Tavares (coordenador, irmão de Suelen e cunhado de Diego). Isso, sim, é cercar-se de pessoas de confiança.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por