Editorias
As instituições interessadas em firmar convênio terão de se manifestar até esta segunda-feria, dia 6
No Estado, a fila hoje é de mais de 538,1 mil solicitações cadastradas (Freepik/Banco de Imagens)
As instituições interessadas em firmar convênio terão de se manifestar até esta segunda-feria, dia 6
No Estado, a fila hoje é de mais de 538,1 mil solicitações cadastradas (Freepik/Banco de Imagens)
Em Rio Preto neste sábado, 4, para detalhar o mutirão que prevê 50 mil cirurgias eletivas em São Paulo, Eduardo Ribeiro Adriano, secretário-executivo da secretaria estadual de Saúde, deixou o pessoal dos hospitais locais eufórico.
Segundo Adriano, o governo do Estado vai pagar o dobro da tabela SUS para quem aderir ao programa e a oferta vale para hospitais estaduais, filantrópicos e também particulares.
O valor que o governador Rodrigo Garcia (PSDB), pré-candidato à reeleição, se dispõe a pagar aos prestadores de serviço que embarcarem no mutirão do bisturi é maior do que as tabelas operadas pelos planos de saúde, daí a isca para atrair a rede privada na empreitada.
As instituições interessadas em firmar convênio terão de se manifestar até esta segunda-feria, dia 6. O mutirão vai se concentrar nos meses de junho a outubro. Na Diretoria Regional de Saúde de Rio Preto, com 103 municípios, são 18,2 mil cirurgias eletivas represadas. No Estado, a fila hoje é de mais de 538,1 mil solicitações cadastradas na Central de Regulação (Cross).
A estratégia com duração prevista para quatro meses contempla 54 cirurgias em especialidades, como aparelho circulatório, visão, digestiva e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. Sem o mutirão, o Estado avalia que levaria dois anos para atender a demanda reprimida.
HB na área
O Hospital de Base de Rio Preto, onde foi feita a apresentação do secretário-executivo da Saúde, já demonstrou interesse em realizar 500 cirurgias por mês, o que representa 2 mil procedimentos ao longo dos quatro meses que vai durar o mutirão. Isso além daquelas que já realiza.
Regulação
No caso dos hospitais da rede pública, a própria instituição fará a regulação das cirurgias. No caso das instituições privadas, os pacientes serão encaminhados pela DRS de Rio Preto. Segundo o secretário-executivo da Saúde, não há um limite de cirurgias para a região. Tudo vai depender da capacidade das instituições hospitalares. Do HB, ele seguiu para o Hospital de Jaci, dirigido pelo padre Nélio Belotti.
Leitos 1
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli negou recurso da Prefeitura de Rio Preto e manteve em vigor lei do ex-vereador Marco Rillo (Psol) que cria o programa "Fila Única Emergencial". A regra prevê, em situações como a da pandemia da Covid-19, por exemplo, uma lista unificada de todos os leitos do município (públicos e privados), com regulação de vagas e ocupação realizadas pelo SUS.
Leitos 2
A Prefeitura acionou o Tribunal de Justiça contra a lei, afirmando que criaria despesa ao município o gerenciamento proposto. Segundo a decisão da alta corte, no entanto, a regra não cuida da estrutura ou atribuição de secretarias municipais e órgãos da administração pública, nem do regime jurídico de servidores públicos. Dessa forma, não viola as competências do chefe do Poder Executivo.
Feijão e samba
Pedro Roberto (Patriota) não oficializou apoio a ninguém ainda nas eleições deste ano, mas não nega simpatia e esforços em favor de Renato Pupo (PSDB), pré-candidato a deputado estadual, e João Paulo Rillo (Psol), que disputa a Câmara Federal. Coincidência ou não, o trio é esperado na feijoada da escola de samba Imperatriz Rio-pretense, comandada por Sérgio Parada, presidente do PV de Rio Preto, neste domingo, 5, no Clube do Lago.
Eleição 1
Se alguém tem dúvida da polarização e da pegada político-partiária em torno da disputa pela direção do Clube Monte Líbano, para o bem e para o mal, basta dizer que a Comunic, do casal Elaine Madalhano e Adriano Nunes, está na parada.
Eleição 2
A empresa, que respondeu pelas duas últimas campanhas vitoriosas de Edinho Araújo (MDB) à Prefeitura de Rio Preto, foi contratada pela chapa de Paulo Voltarelli, da situação. Na oposição está Hugues Resende. A votação, em clima de guerra, ocorre neste domingo, 5. Recomenda-se aos espíritos mais sensíveis distância do local por hoje.
CUPIDO EDINHO? Reportagem da Revista IstoÉ desta semana traz um longo material especulando eventual candidatura do ex-presidente Michel Temer (MDB) ao Palácio do Planalto, o que seria uma guinada nas peças do tabuleiro. A revista, na verdade, joga luz a uma vontade do emedebista que há muito corre nos bastidores e que ele, estrategicamente, nega. E sugere três ex-presidenciáveis como ministros de um eventual governo temerista: João Doria (PSDB), Sérgio Moro (União Brasil) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil). Ou seja, as fontes jogam a ideia para ver se cola. Que Doria e Temer podem estar conversando, ninguém duvida. O ex-presidente tem um rio-pretense por trás de suas estratégias: o marqueteiro Elsinho Mouco. Mas a reportagem fez muita gente lembrar de outra figura local que pode ter as digitais nesta história: Edinho Araújo (MDB). Dois dias antes do tucano jogar a toalha, o prefeito de Rio Preto, amigão de Temer e viúva de Doria na disputa presidencial, conversou com o correligionário em São Paulo tendo apenas o filho como testemunha. Seria ele o cupido a juntar o ex-governador e o ex-presidente? (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.0.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.1.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.2.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.3.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.4.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.5.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.6.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.7.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.0.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.1.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.2.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.3.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.4.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.5.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.6.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.7.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/manual_right}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/auto_left}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/auto_center}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template default not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template default not found{{/image.contentId}}
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas.
Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.