SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Moro estica agenda e fará maratona de três dias em Rio Preto

Tudo está ainda em fase de pré-agenda, sujeito a alterações e confirmações

Maria Elena Covre, Rodrigo Lima e Marco Antônio dos Santos
Publicado em 19/01/2022 às 00:15Atualizado em 19/01/2022 às 10:09
Sergio Moro (Saulo Rolim/Podemos)

Sergio Moro (Saulo Rolim/Podemos)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Moro estica agenda e fará maratona de três dias em Rio Preto

Tudo está ainda em fase de pré-agenda, sujeito a alterações e confirmações

Maria Elena Covre, Rodrigo Lima e Marco Antônio dos Santos
Publicado em 19/01/2022 às 00:15Atualizado em 19/01/2022 às 10:09

Sergio Moro (Saulo Rolim/Podemos)

Sérgio Moro (Podemos) decidiu investir mesmo em Rio Preto. A agenda do ex-juiz na cidade, motivada inicialmente por um convite do Lide Noroeste Paulista para um encontro com empresários da região no dia 1º de fevereiro, foi turbinada pelo comando de pré-campanha do presidenciável.

Hoje em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás apenas do ex-presidente Lula (PT) e do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), Moro se prepara para uma maratona de três dias somente em Rio Preto, segundo o presidente do Podemos em Rio Preto, Renan Moura. Tudo está ainda em fase de pré-agenda, sujeito a alterações e confirmações.

A chegada da estrela da Lava Jato está prevista, por ora, para as 11h do dia 31 de janeiro, com atividades ao longo dos dias 1 e 2 de fevereiro. A ideia dos organizadores é levá-lo a entidades com renome na cidade, como Hospital de Base, ARCD e Associação Renascer (os contatos ainda estão sendo feitos).

A atividade política de peso, porém, está prevista para a noite do dia 31, com lideranças de Rio Preto e toda a região no auditório do Ciesp.

Já o evento com os empresários do Lide, no dia seguinte, será um jantar. Se no Ciesp entra quem tiver vontade de conhecer o presidenciável, no segundo só figurões devidamente convidados e registrados na portaria terão acesso. Assim como ocorreu no almoço-debate com o ex-presidente Michel Temer, o passaporte da vacina será obrigatório.

NOTAS

ECA, JOSIMAR Bolsonarista raiz, como ele se autodefine, o conselheiro tutelar de Rio Preto Josimar Peres (foto), que, em tese, deveria ser o guardião do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), ocupou suas redes sociais para pregar contra a obrigatoriedade da imunização. Usa a narrativa antivax de que o imunizante é experimental para reforçar teorias negacionistas. Detalhe: Josimar vai na contramão do juiz da Infância e da Juventude do fórum local, Evandro Pelarin, que já se posicionou com base no artigo 14 do ECA, como também do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que aprovou por unanimidade a recomendação aos pais para que vacinem seus filhos.

Frustrado 1

Em Rio Preto, o ex-vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD) voltou a expor a interlocutores sua frustração com a aproximação do ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) com o petista Lula.

Frustrado 2

Para Eleuses, um dos articuladores da migração do ex-tucano para o PSD, onde teria legenda garantida para brigar pelo governo de São Paulo, a suposta dobradinha com o presidenciável do PT é “tiro no pé”. Ele acredita que Alckmin já queimou o filme com seu eleitorado no Interior ao estender demais o “namoro” com Lula.

Zap do Rodrigo

“Olá, aqui é o Rodrigo! Nesse zap, iremos manter contato sobre minha jornada e as andanças por São Paulo. Então já sabe, salve esse contato na sua agenda e bora trabalhar juntos?” Esta é a fala com a qual o pré-candidato ao governo de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) recepciona os convidados a integrar seu grupo no Whatsapp. Quem conhece Rodrigo consegue imaginá-lo falando “zap” e “bora”?

Amiguinhos 1

Amigos de longa data que viraram “inimigos” nas eleições de 2020, o secretário de Esportes de Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), e o vereador Bruno Moura (PSDB) voltaram a tricotar sobre política e afins. Especula-se que o atual partido do clã Bolsonaro pode ser o destino do tucano, alvo de um processo de expulsão na Executiva estadual do PSDB.

Amiguinhos 2

Resta saber se a chegada da família presidencial ao PL, que tem na cidade ainda o deputado federal Luiz Carlos Motta e o vereador Anderson Branco, não vai forçar novo comando por aqui.

Pelo alto 1

Os rio-pretenses lá do pico da pirâmide estão turbinando o mercado de aviões particulares na cidade. Só o aeroclube, que alugava três garagens até o início do ano passado, está com seis vagas ocupadas. Outros três negócios em Rio Preto e região que oferecem serviços voltados a quem tem seu próprio “brinquedinho aéreo” não citam números, mas dizem que o número de clientes “melhorou bem”.

Pelo alto 2

“Reféns de voos cancelados ou com medo de pegar um avião comercial na pandemia de coronavírus, eles (empresários) viram que a saída foi comprar ou dar um upgrade numa aeronave particular”, explicou à Coluna o piloto fixo de um empresário de Rio Preto, que, por contrato trabalhista, não pode se identificar.

Pelo alto 3

Na lista de novos donos de avião particular na cidade está o cirurgião plástico Ivanzinho Rollemberg. Já Waldemar Verdi comprou uma versão mais atual. No olimpo dos que se locomovem por cima estão ainda, entre outros, Rubens Facchini, a família Costantini e os irmãos Reynaldo e Gustavo Zanon. Algum político? Não. Estes pedem emprestado aos amigos poderosos. “Voo mais com políticos que pedem favor do que com meu patrão”, conta outro piloto.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por