SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Geninho festeja título de 'deputado 5 estrelas' e alimenta a disputa por vice de Rodrigo

A formulação do ranking tem como base informações do portal Dados Abertos da Câmara dos Deputados e do Governo Federal

Maria Elena Covre e Vinícius Marques
Publicado em 02/08/2022 às 00:52Atualizado em 02/08/2022 às 16:14
Geninho Zuliani  (Guilherme Baffi 27/5/2019)

Geninho Zuliani (Guilherme Baffi 27/5/2019)

Pesquisa da Plataforma Legisla Brasil divulgada nesta segunda-feira, 1º, traz Geninho Zuliani (União Brasil) como um dos nove deputados federais que representam o Estado de São Paulo (do total de 70) considerados cinco estrelas. Ou seja, no topo dos mais bem avaliados.

Além de Geninho, foram classificados como deputados cinco estrelas, pela ordem alfabética, Adriana Ventura (Novo), Alexandre Padilha (PT), Ivan Valente (Psol), Kim Kataguiri (União), Nilto Tatto (PT), Paulo Teixeira (PT), Rodrigo Agostino (PSB) e Tábata Amaral (PSB).

A formulação do ranking tem como base informações do portal Dados Abertos da Câmara dos Deputados e do Governo Federal, e se norteia em 17 indicadores, que levam em conta produção legislativa, atos de fiscalização e controle, iniciativas de mobilização e alinhamento partidário.

No Brasil, do 513 deputados federais, 41 atingiram o topo. Os deputados federais Fausto Pinato (PP) e Luiz Carlos Motta (PL), que também representam a região, ficaram com três estrelas.

O destaque no ranking já vem sendo visto como trunfo pelo entorno de Geninho Zuliani, cujo nome foi incluído ao lado de outras cinco sugestões do União Brasil para vice de Rodrigo Garcia (PSDB) na chapa pela reeleição ao governo do Estado. A legenda trava uma queda de braço com a ala do MDB comandada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que insiste na prerrogativa de indicar Edson Aparecido.

NOTAS

Lista sêxtupla

Além de Geninho, “costela política” de Rodrigo e integrante do circulo de relações pessoais do tucano, a lista do União Brasil tem Henrique Meirelles (ex-ministro), Alexandre Leite (deputado federal), Antonio Rueda (presidente estadual do União), Eli Correa (vereador paulistano) e Sandra Tadeu (ex-vereadora de Guarulhos) como sugestões de nomes para vice na chapa do PSDB.

Nem pensar

À Coluna, Geninho disse que o União Brasil não está colocando a faca no pescoço de Rodrigo e que a legenda vai apoiar o governador mesmo que não faça a indicação. Ele ainda coloca como “possibilidade zero” o partido se aliar ao ex-presidente Lula (PT) na disputa presidencial diante da desistência de Luciano Bivar. A ala que era do DEM defende o lançamento da senadora Soraya Thronicke, do Mato Grosso do Sul, para o Palácio do Planalto.

Doeu 1

Como provocação pouca é bobagem, o secretário de Esportes de Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), e o vereador Celso Peixão (MDB) decidiram estragar de vez o humor do entorno do prefeito Edinho Araújo (MDB).

Doeu 2

No início da noite desta segunda, 1º, o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) postou em suas redes sociais um vídeo ao lado da dupla, no qual Peixão declara apoio e derrama elogios ao pessebista, com as bênçãos de um sorridente Marcondes. Pior: tudo aconteceu na final da Copa Rio Preto de Varzeano, na Cidade da Criança, neste agitado domingo, 31. Consta que o oitavo andar da Prefeitura “veio abaixo” diante da postagem.

Frente ampla 1

Ex-comunista de carteirinha, com seis mandatos de deputado federal pelo PC do B, ex-ministro de quatro pastas (Defesa, Ciência e Tecnologia, Esportes e Casa Civil) nas gestões dos petistas Lula e Dilma e atual pré-candidato ao Senado pelo PDT de Ciro Gomes, Aldo Rebelo cumpre agenda para lá de inusitada em Rio Preto.

Frente ampla 2

Aldo, que começou a peregrinação na noite desta segunda, 1°, com uma visita ao ex-prefeito e ex-deputado federal Liberato Caboclo, será recebido nesta terça, 2, pelo empresário bolsonarista José Luiz Franzotti, pela prefeita de Potirendaba, Gi Franzotti (PTB), e pelo prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB). Na sequência, ele deve passar pela Câmara, almoçar pastel no Mercadão e ainda visitar o CTN (Centro de Tradições Nordestinas), entidade próxima do PT.

Pendengas 1

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso da Prefeitura de Rio Preto que pede a reintegração de posse de área pública do Rio Preto Esporte Clube. Segundo a ação, uma construtora cercou a área de 5,7 mil metros quadrados e está usando o local como depósito de materiais de construção.

Pendengas 2

O município sustenta que é o legítimo possuidor do espaço. A liminar foi negada em primeira instância, decisão agora reforçada no TJ. Além de descartar “possibilidade de dano irreparável”, o tribunal afirmou que “trata-se de área baldia”.

CHEERLEADER

A prefeita de Potirendaba, Gi Franzotti (PTB), à direita na foto, não poupou esforços para demonstrar seu apoio a Tarcísio de Freitas na convenção que oficializou o republicano na disputa pelo governo de São Paulo neste domingo, 31, na Capital. Envergando a camisa do Mirassol (providencialmente amarela) com a logo da Poty no peito (quer coincidência melhor?) e um boné canarinho enfiado na cabeça, a loira encarnou uma eufórica cheerleader (chefe de torcida) em meio à claque bolsonarista. Além de providenciar ônibus para acomodar uma torcida tão empolgada quanto ela, cujos integrantes corriam de um lado a outro do espaço onde ocorreu o evento com uma faixa enorme escrita Potirendaba, a prefeita fez selfies, distribuiu abraços e cantou o hino nacional com a mão no peito, além de vibrar com o discurso do capitão-presidente Jair Bolsonaro (PL) em pessoa. Tudo devidamente registrado em suas redes sociais.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por