SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Em busca de agilidade na retirada de moradores de rua do Centro, lojistas batem às portas do MP

Atendendo a pedidos, os dois representantes do Ministério Público receberam o grupo para uma “reunião informal”

Maria Elena Covre com Vinícius Marques e Marco Antônio dos Santos
Publicado em 15/07/2022 às 22:20Atualizado em 16/07/2022 às 16:44
Moradores de rua viram alvo de reclamações de comerciantes da região central de Rio Preto (Divulgação/Sincomércio)

Moradores de rua viram alvo de reclamações de comerciantes da região central de Rio Preto (Divulgação/Sincomércio)

Incomodados com a demora pelo que chamam de “medidas práticas” por parte do poder público municipal para retirar os moradores de rua de frente de suas lojas, comerciantes do Centro foram bater na porta dos promotores de Justiça Carlos Romani e Cláudio dos Santos nesta semana.

Atendendo a pedidos, os dois representantes do Ministério Público receberam o grupo para uma “reunião informal”, na qual os lojistas exibiram vídeos, apresentaram fotos e relataram os problemas que estão vivendo no dia a dia com a presença de pedintes, muitos usuários de drogas, segundo eles.

“Os comerciantes falaram também que cidades de fora estão ‘exportando’ moradores de rua para Rio Preto, mas sem comprovação documental disso”, afirma Romani.

Ainda na reunião com os promotores de Justiça, os comerciantes voltaram a pedir informações sobre o que poderiam fazer, do ponto de vista jurídico, para forçar a retirada dos moradores de rua da frente de seus estabelecimentos e, também, quais os caminhos para a internação compulsória dos usuários de drogas.

As duas questões já tinham sido apresentadas pelo grupo em reunião realizada com uma comissão intersetorial formada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) para tratar do problema. O lojistas, no entanto, defendem “celeridade”.

Sobre os questionamento, Romani diz que tudo foi esclarecido juridicamente para eles, “com as consequências, os prós e os contras daquilo que o município poderia fazer”.

NOTAS

Ajuda

Por fim, os lojistas pediram aos promotores que participem das próximas reuniões com a Prefeitura, a fim de ajudá-los em busca de uma solução para o problema. Eles acreditam que a presença de uma pessoa que entenda dos caminhos da Justiça poderá ajudá-los na empreitada diante dos argumentos da Secretaria de Assistência Social.

Cisca aqui...

Depois de conversar com o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) sobre dobrada para as eleições deste ano, o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) convidou para um café em seu escritório político na manhã desta sexta, 15, o vereador-delegado Renato Pupo (PSDB). Segundo a Coluna apurou, “a conversa foi boa, mas ainda não foi concluída”.

… cisca ali

Vale lembrar que o Zuliani tem uma parceria na linha “carne e unha” com o também tucano Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. A busca por Valdomiro e Pupo seria o sentimento de que faltam alianças estaduais umbilicalmente ligadas com a cidade.

Adesivaço

Os apoiadores do governador Rodrigo Garcia (PSDB) organizam um adesivaço neste sábado, 16, pela manhã em Rio Preto. É a primeira atividade do gênero em torno da pré-candidatura à reeleição do tucano. Uma espécie de esquenta para os figurões e figurinhas locais que pretendem “ferver” com o tucano no Country Bulls.

Em êxtase

Militante dedicada de um dos braços do bolsonarismo raiz de Rio Preto, Danila Azevedo estava em estado de glória nesta sexta, 15. Isso porque conseguiu que o candidato pelo Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, “abençoasse” sua pré-candidatura a deputada federal durante evento em São Carlos no dia anterior. A rio-pretense diz também que o presidente do PTB, Otávio Fakhoury, partido ao qual é filiada, prometeu legenda a ela em abril, quando esteve na cidade.

Save the date

Por falar na militância bolsonarista em Rio Preto e região, dois movimentos já começam a ser pensados tendo em vista o 7 de Setembro. Um, do lado de empresários e movimentos mais estruturados, aguarda apenas orientações para buscar doações que financiem caravanas para o ato em São Paulo. Outro, do pessoal que se organiza em grupos de Whatsapp, pretende reeditar a manifestação local de 2021, no estacionamento do Centro Regional de Eventos. Foi a última grande atividade pró-Bolsonaro na cidade.

Meteórico

Projeto do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), permitindo que veículos de táxi tenham até dez anos de uso — atualmente a regra prevê limite de oito anos para a concessão de alvará — conseguiu um trâmite meteórico na Câmara. A proposta, apresentada no dia 4 de julho, recebeu sinal verde das principais comissões do Legislativo e já entrou na pauta de votação da Câmara da próxima terça-feira, 19. Isso sim é querer agradar a categoria.

FEZ ESCOLA

A questionada “performance” do empresário Paulo Emílio em favor do deputado estadual Itamar Borges (MDB) na abertura do Rio Preto Country Bulls levou um leitor da Coluna a lembrar de um dos precursores de tal expediente nos processos eleitorais pós-ditadura militar. Provocou furor e fúria na época a aparição surpresa de Fernando Henrique Cardoso na arena da Festa do Peão de Barretos, durante a campanha de 1994, que deu o primeiro mandato à Presidência da República ao tucano. Diz a lenda que nem os organizadores do evento, Os Independentes, sabiam do acordo prévio entre o político e o icônico locutor Asa Branca (foto) que, em meio a jogo de luzes e aboletado dentro de uma réplica gigante da taça da Copa do Mundo, recémconquistada pela Seleção Brasileira nos Estados Unidos, anunciou “o futuro presidente do Brasil”. FHC discursou por 2 minutos para 30 mil pessoas. O resto é história...

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por