SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2021
COLUNA DO DIÁRIO

Implantação da Região Metropolitana de Rio Preto avança com nomeação de conselho

A cúpula do governo João Doria (PSDB) se prepara para nomear os integrantes do Conselho de Desenvolvimento da RM Rio Preto

Vinícius Marques e Francela Pinheiro
Publicado em 25/11/2021 às 23:19Atualizado em 26/11/2021 às 08:37
Doria (ao centro) com Edinho (à esq.), o vice governador Rodrigo Garcia e deputados na assinatura da lei em agosto (Divulgação)

Doria (ao centro) com Edinho (à esq.), o vice governador Rodrigo Garcia e deputados na assinatura da lei em agosto (Divulgação)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Implantação da Região Metropolitana de Rio Preto avança com nomeação de conselho

A cúpula do governo João Doria (PSDB) se prepara para nomear os integrantes do Conselho de Desenvolvimento da RM Rio Preto

Vinícius Marques e Francela Pinheiro
Publicado em 25/11/2021 às 23:19Atualizado em 26/11/2021 às 08:37

Doria (ao centro) com Edinho (à esq.), o vice governador Rodrigo Garcia e deputados na assinatura da lei em agosto (Divulgação)

Depois de ficar três meses apenas no papel, a Região Metropolitana de Rio Preto começa finalmente a ganhar forma. A cúpula do governo João Doria (PSDB) se prepara para nomear os integrantes do Conselho de Desenvolvimento da RM Rio Preto.

O grupo será formado por prefeitos e técnicos estaduais e ficará responsável, segundo as regras em vigor, pelo planejamento e o uso do solo, transporte e sistema viário regional, além de habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, esportes, lazer e turismo.

A lei que criou a Região Metropolitana foi sancionada pelo governador ao lado do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), com direito a longos e entusiasmados discursos em 24 de agosto. Pouco foi feito além da canetada. O Estado precisa definir, por exemplo, o valor dos investimentos que serão geridos pelo conselho.

O presidente é escolhido por votação. Edinho deve ser o nome indicado. O presidente do Legislativo, Pedro Roberto (Patriota), também deve compor o conselho. O assunto foi abordado inclusive nesta quinta, 25, em Olímpia, onde o vereador participou de evento com presidentes de câmaras municipais de cidades que fazem parte da RM Rio Preto. Com a formação do conselho, espera-se que a Região Metropolitana, formada por 35 cidades, possa de fato deslanchar.

NOTAS

Bandeira

Enquanto parte do PL em São Paulo se divide sobre a filiação do presidente Jair Bolsonaro, o vereador rio-pretense Anderson Branco, do mesmo partido, celebra a decisão. “Sempre fui um defensor do presidente, que tem a bandeira que defendo: Deus, Pátria e família”. Branco disse que pode ser candidato a deputado estadual em 2022 se for convidado pela sigla para disputar o cargo.

Badalado

Hoje, 26, será a vez de o ex-presidente da República Michel Temer (MDB) participar do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados -, realizado no Thermas dos Laranjais, em Olímpia. Temer chegará de helicóptero para fazer parte da mesa-redonda que vai debater a harmonia entre os poderes, ao lado do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB). O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), também marca presença nesta sexta.

E se...

Pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República ganhou destaque nas redes sociais ao colocar o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) na liderança da corrida eleitoral. Detalhe: o levantamento não incluiu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). Encomendada pelo Banco Futura/ModalMais, a pesquisa foi divulgada pelo site O Antagonista. O site informou, nesta quinta, 25, que o levantamento seria para avaliar o possível nome mais forte da “3ª via”. A pesquisa sem os dois principais presidenciáveis do momento viralizou nas redes sociais, com direito a festival de ironias. “Sem 7 gols da Alemanha, o gol do Oscar teria dado a vitória ao Brasil”, afirmou Guilherme Boulos (Psol) no Twitter, em referência aos 7 a 1 que tiraram a Seleção Brasileira da Copa em 2014.

Aprova

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) publicou nesta quinta, 25, o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação que declara o projeto Maquininha do Futuro como sendo de utilidade pública. A proposta de lei, do deputado licenciado e secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges (MDB), beneficia a entidade rio-pretense fundada pelo vereador Bruno Moura (PSDB). O Maquininha atende 200 crianças e adolescentes em atividades variadas. Sendo de utilidade pública, a entidade poderá solicitar imunidade fiscal, por exemplo.

A jato

Um jato de cor cinza e preto da Polícia Federal chamou atenção no aeroporto de Rio Preto nesta quinta, 25. A aeronave pousou às 14h17 para reabastecimento e decolou às 14h52, com destino à Embraer em Gavião Peixoto. O voo não contava com nenhum passageiro “ilustre” - leia-se, alguém preso. A aeronave PR-PFN despertou olhares curiosos de moradores.

CURTAS

Na comissão - A Comissão de Educação da Câmara de Rio Preto marcou para o dia 7 a reunião com o secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto Júnior, e a titular da Educação, Fabiana Zanquetta. A dupla irá falar sobre queixas relacionadas à merenda escolar. Vereadores receberam reclamações de que a empresa terceirizada Starbene Refeições estaria demitindo merendeiras em função das férias escolares.

 Multas - Gabinetes de vereadores estão recebendo uma enxurrada de reclamações sobre multas de trânsito. O vereador Jorge Menezes (PSD) foi um dos que comentaram o assunto nesta quinta-feira, 25. “Todos os gabinetes estão recebendo esse tipo de reclamação”, afirmou. Ele disse que vai pedir informações à Prefeitura.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por