SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Com pré-candidatura de Moro, Podemos espera turbinar filiados em Rio Preto

A confirmação do nome voltou a movimentar o xadrez eleitoral.

Vinícius Marques Com Francela Pinheiro e Rodrigo Lima
Publicado em 18/11/2021 às 00:07Atualizado em 18/11/2021 às 08:39
Ex-juiz Sérgio Moro diz que é pré-candidato à Presidência da República, mas deixa em aberto a possibilidade de ser vice (Reprodução/Twitter)

Ex-juiz Sérgio Moro diz que é pré-candidato à Presidência da República, mas deixa em aberto a possibilidade de ser vice (Reprodução/Twitter)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Com pré-candidatura de Moro, Podemos espera turbinar filiados em Rio Preto

A confirmação do nome voltou a movimentar o xadrez eleitoral.

Vinícius Marques Com Francela Pinheiro e Rodrigo Lima
Publicado em 18/11/2021 às 00:07Atualizado em 18/11/2021 às 08:39

Ex-juiz Sérgio Moro diz que é pré-candidato à Presidência da República, mas deixa em aberto a possibilidade de ser vice (Reprodução/Twitter)

O ex-juiz Sergio Moro se filiou ao Podemos na semana passada e agitou o cenário político com um efusivo discurso no qual criticou o mensalão, o petrolão, a rachadinha e o orçamento secreto. As duas primeiras menções são referências a casos do governo do PT, do ex-presidente Lula, e as duas últimas envolvem o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta quarta,17, Moro admitiu que é pré-candidato à Presidência da República.

A confirmação do nome voltou a movimentar o xadrez eleitoral. Inclusive, há caciques políticos que avaliam que a eventual candidatura do ex-juiz irá dividir o eleitorado de Bolsonaro. “Estou pronto para liderar um projeto consistente com o povo brasileiro”, afirmou o ex-juiz em programa exibido pela TV Globo.

Em Rio Preto, integrantes do Podemos entraram em polvorosa. “Tivemos uma procura muito grande de pessoas que disputaram a eleição. Agora o Podemos tem pré-candidato a presidente”, afirmou Renan Moura, dirigente do partido. O Podemos local tem em torno de 300 filiados e a meta é elevar esse número a milhares. Apesar do oba-oba, o ex-juiz disse também que pode ser candidato a vice-presidente. A conferir como será o périplo do ex-magistrado que virou político.

NOTAS

Unidos

O presidente do PL de Rio Preto, o vereador licenciado e secretário de Esportes, Fábio Marcondes, viajou para Brasília nesta quarta-feira, 17, para encontro com o deputado federal Luiz Carlos Motta e o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. Marcondes diz que conversou com o parlamentar sobre emenda de R$ 600 mil para obras no Esporte. Mas o prato principal do encontro foi a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PL. Marcondes afirmou que o partido está “unido” e disse que a vinda de Bolsonaro “engrandece o PL”.

Em aberto

Bolsonaro havia confirmado sua filiação à legenda, mas voltou atrás por falta de acordo sobre 2022, principalmente em São Paulo. No Estado, o partido fechou com Rodrigo Garcia (PSDB), candidato ao governo paulista. Marcondes, inclusive, já havia defendido a filiação de Bolsonaro, desde que as decisões em São Paulo fossem respeitadas. Mas o presidente deixou claro que não quer palanque com o PSDB. A situação está tão confusa que Bolsonaro já negocia com outras siglas, entre elas o PP, o Republicanos e o PRTB.

Isenção?

Após dois depoimentos realizados nesta quarta-feira, 17, o presidente da CPI das Terceirizadas, João Paulo Rillo (Psol), cogitou a possibilidade de convocar o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, devido à suspeita de que uma empresa teria utilizado área pública de forma irregular, onde a pasta realizaria tapa-buraco. Horas depois, os outros dois integrantes da comissão, Rossini Diniz (PL) e Anderson Branco (PL), participaram de almoço com o próprio Ulisses Ramalho em uma churrascaria, para celebrar o aniversário do secretário. Ainda que Ramalho seja convocado, qual será o nível de isenção – ou falta dela - dos dois parlamentares que fazem parte da CPI? A conferir.

Ordem

O advogado Mário de Oliveira Filho, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), se encontrou com advogados em Rio Preto para ​​​​​​ouvir reivindicações da categoria. As eleições da OAB-SP serão realizadas no dia 25.

Apoio

Outra postulante ao posto em SP, Dora Cavalcanti, vem a Rio Preto nesta quinta-feira, 18. Ela apoia a candidata da OAB local Lucineia dos Santos. Ainda disputam a OAB do município os advogados Henry Atique, atual vice, e Luiz Fernando Volpe.

Cadê?

Integrantes do PSDB de Rio Preto citaram a dificuldade de encontrar filiados mais antigos ao justificar a baixíssima adesão de cadastramento para a prévia do partido, que irá definir o candidato tucano à Presidência da República. Do total de 2 mil filiados em Rio Preto, apenas 75 se cadastraram.

CURTAS

Até vale - O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) vem a Rio Preto nesta sexta, 19, para diversos eventos. A agenda oficial prevê a liberação de recursos para o programa de retomada de empregos, anúncios de novas unidades do Poupatempo na região e até distribuição de cartão “ vale-gás”.

 Eletrônico - Diretores da Câmara de Rio Preto avaliam a implantação de um modelo de votação eletrônica. Os vereadores iriam votar projetos com uso da impressão digital. A medida, dizem técnicos da Casa, resultaria em economia com papel. A iniciativa ainda está em fase embrionária.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por