SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Churrasco na casa de Geninho reúne Rodrigo com clubinho político e figurões da saúde local

O evento em torno do governador, patrocinado pelo amigo de longa data, tinha pouco mais de 40 pessoas, só a nata dos poderosos de plantão

Maria Elena Covre com Vinícius Marques
Publicado em 02/05/2022 às 23:19Atualizado em 03/05/2022 às 12:35
Rodrigo Garcia anuncia a liberação de recursos para Rio Preto e região (Guilherme Baffi 2/5/2022)

Rodrigo Garcia anuncia a liberação de recursos para Rio Preto e região (Guilherme Baffi 2/5/2022)

Foi na casa do deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil), num condomínio bacanudo de Rio Preto, que o governador paulista e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), conseguiu algumas horinhas de “descontração” no último domingo, 1º, antes da frenética maratona desta segunda-feira, 2, na cidade.

O evento em torno de Rodrigo, patrocinado pelo amigo de longa data, tinha pouco mais de 40 pessoas, só a nata dos poderosos de plantão.

Do clubinho político, lá estavam os prefeitos Edinho Araújo (Rio Preto) e Fernando Cunha (Olímpia), os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges, mais o deputado federal Fausto Pinato. Luiz Carlos Motta foi convidado, mas estava num compromisso fora da cidade.

Do metiê da saúde, confraternizaram com o governador os médicos Jorge Fares (Funfarme/Hospital de Base), Dulcimar de Souza (Famerp) e Nadim Cury (Santa Casa de Rio Preto).

Na retaguarda do evento e da lista de convidados, a Comunic, do casal Elaine Madalhano e Adriano Nunes, providenciou um “churrasco ao vivo”, modalidade em que o churrasqueiro-chef troca os espetos pelo microfone para dar detalhes dos cortes e preparo das carnes que fumegavam sobre a brasa. Além de uma boa cervejinha, porque ninguém é de ferro, né?

Fartura semelhante se viu no “Governo na Área” nesta segunda, em que Rodrigo anunciou milhões em recursos, distribuiu mais de 400 viaturas e equipamentos agrícolas, almoçou no Bom Prato (arroz, feijão, carne de panela e repolho roxo) e conheceu a Favela Marte.

NOTAS

DERRETEU DE EMOÇÃO Como antecipou a Coluna, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) reencontrou seu primeiro padrinho político, Antônio Cabrera Mano Filho, depois de longos anos de ruptura entre os dois, no final da tarde deste domingo, 1º, em Guapiaçu. Na oportunidade, o tucano visitou a entidade Missão Vida, que tem o empresário riopretense à frente. Durante o discurso, o governador reconheceu que iniciou sua vida pública pelas mãos do anfitrião e que era muito grato a ele. Disse ainda que “o trabalho social de Cabrera, recuperando os pobres dessa vida, merece só elogios”. Testemunhas oculares da cena contam que o empresário virou uma “manteiga derretida”, de tanta emoção. Resta saber se foi o suficiente para Cabrera, bolsonarista convicto, abraçar também a candidatura do tucano, em detrimento de Tarcísio de Freitas Republicanos).

‘Palancaço’

Deputado federal e correligionário do presidente Jair Bolsonaro no PL, o sindicalista Luiz Carlos Motta deu um palanque e tanto de presente ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) em Avaré, neste domingo 1º.

Com os caras

O governador tucano ganhou, pela manhã, uma canja no mesmo palco em que os sertanejos Zé Neto e Cristiano se apresentaram na parte da tarde. A dupla foi contratada pelo Fecomerciários (com 71 sindicatos de comerciários associados), que tem o deputado federal Motta como principal liderança, para um show com 4 mil funcionários do setor em todo o Estado.

Nem precisa

Apesar da proximidade com Rodrigo, com quem se reuniu nas últimas semanas, Motta ainda não tinha oficializado publicamente seu apoio à reeleição do tucano, como fizeram várias lideranças do PL de São Paulo, entre os quais deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. Depois do oba-oba em Avaré, nem precisa. Mais explícito, impossível.

Jogou a toalha

O advogado Carlos Arnaldo deixou a presidência do diretório municipal do PDT de Rio Preto com toda a atual diretoria. Ele comunicou sua “retirada” do comando local da legenda no início da tarde desta segunda-feira, 2, diretamente a Carlos Lupi, cacique nacional e estadual do partido. “Trata-se de decisão refletida há algumas semanas, sem qualquer prejuízo do meu apoio irrestrito ao Ciro para presidente”, disse ele, há 20 anos na sigla.

Decisão refletida

Era visível desde o final das eleições municipais de 2020 que havia um racha no PDT local. Arnaldo vinha sofrendo forte oposição por filiados ligados ao músico Abner Tofanelli, que chegou a anunciar na semana passada a formação de um grupo batizado como “Novo PDT de Rio Preto”. Arnaldo afirma, no entanto, que sua saída se deve a questões pessoais, sem “rupturas ou desavenças”. O PDT tem 2 mil filiados na cidade e chegou à Prefeitura de Rio Preto em 1997 com Liberato Caboclo.

Comemorou

Presidente do diretório estadual do Psol, o vereador rio-pretense João Paulo Rillo comemorou neste final de semana, por meio das redes sociais, a decisão da sigla de apoiar ainda no primeiro turno Lula (PT) na corrida presidencial. O anúncio ocorreu logo após o resultado da votação de filiados do partido em conferência nacional. Havia forte embate interno devido à insistência de uma ala do Psol que pregava candidatura própria.

Outro na área

Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos, volta à região no dia 6 de maio. Ele confirmou participação em evento em Catanduva organizado pelo empresário Ricardo Rebelato, que terá ainda a presença do filho presidencial Eduardo Bolsonaro. Rebelato disputou o posto de prefeito nas eleições municipais de 2020.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por