SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Candidatos pretendem investir na multidão atraída pelo Rio Preto Country Bulls

Com ou sem Rodrigo Garcia, uma tropa de políticos e pré-candidatos já garantiu acesso ao evento, com direito a camarote e algumas incursões no meio do povo

Maria Elena Covre e Vinícius Marques
Publicado em 13/07/2022 às 23:30Atualizado em 14/07/2022 às 16:42
 (Divulgação)

(Divulgação)

Com uma programação recheada de estrelas do universo sertanejo que atraem multidões, o Rio Preto Country Bulls é a passarela política da vez na região.

O evento, que começou nesta quarta, 13, e vai até domingo, 17, deverá trazer mais uma vez o governador Rodrigo Garcia (PSDB) para a cidade. A presença do tucano, prevista para sábado, 16, ainda está sujeita a confirmação, mas é bem provável, segundo a assessoria dele.

Os apoiadores de Rodrigo dizem que vale a pena arrumar espaço na agenda por vários motivos. Os dois principais: 1) o empresário Paulo Emílio, organizador do evento, é um bolsonarista juramentado e influente no agronegócio regional, setor que o atual governador disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos); 2) poucos eventos reúnem tanta gente, de diferentes cidades e com perfil tão heterogêneo como as festas de peão. A estimativa dos organizadores é de 10 mil a 15 mil pessoas por noite.

Com ou sem Rodrigo Garcia, uma tropa de políticos e pré-candidatos já garantiu acesso ao evento, com direito a camarote e algumas incursões no meio do povo. Entre os quais, os deputados federais Luiz Carlos Motta (PL), Geninho Zuliani (União Brasil) e Fausto Pinato (PP); os estaduais Carlão Pignatari (PSDB) e Itamar Borges (MDB); o prefeito Edinho Araújo (MDB) e o rebento Edinho Filho (MDB), que disputa cadeira na Câmara Federal.

Apesar de a cultura sertaneja aglutinar um público geralmente simpático a políticos ligados ao bolsonarismo, estes estão se organizando para centrar fogo, com Tarcísio e Bolsonaro, na Festa do Peão de Barretos, em agosto.

NOTAS

Deu conversa

Por falar em Rio Preto Country Bulls, o decreto do prefeito Edinho Araújo desobrigando o uso de máscaras em locais fechados, que coincidiu com o início do evento, vem rendendo comentários azedos em redes sociais e ilações nos corredores da Câmara. A medida, segundo os críticos, teria sido tomada para não “incomodar” a turma dos camarotes.

Rebateu

A Prefeitura disse que a decisão é técnica e que a flexibilização já vinha sendo estudada depois de monitorados os índices de transmissão. “Todas as decisões tomadas pela Saúde durante a pandemia foram pautadas por critérios médicos, científicos e ocupação de leitos hospitalares, com avaliações técnicas sérias. Vale lembrar que, no primeiro dia de junho, o Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou a volta do uso de máscaras em estabelecimentos fechados, o que não é o caso do evento citado.”

A conferir

A conferir se o boletim semanal da Saúde, esperado para esta quinta, 14, refletirá a queda de casos. Em 31 de maio, quando a obrigação das máscaras voltou, Rio Preto registrava a média diária de 287 novos doentes. O boletim da última quinta-feira, 7, apontava a média de 290 registros positivos por dia.

Férias

Em meio à expectativa em torno do chamamento público para escolha da Organização Social que vai gerir o Hospital Municipal da Região Norte, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, pediu uma semana de férias para recuperar o fôlego.

Apressa aí

Ansioso para abrir logo as portas do hospital, o prefeito Edinho Araújo pediu à equipe responsável pela avaliação das propostas técnicas e financeiras das quatro organizações sociais interessadas, apresentadas nesta terça, 12, empenho extra. O emedebista quer o resultado até o final desta semana, no mais tardar segunda-feira, 18. Estão na disputa Funfarme/HB, Faceres, Santa Casa de São Bernardo e Hospital Osvaldo Cruz, da Capital.

Soltou

Os cabeças-brancas do MDB, especialmente os alinhados a Edinho Araújo, já perceberam que o deputado estadual Itamar Borges (MDB) largou há muito a mão de Edinho Filho (MDB), candidato a deputado federal, e correu para acertar seus apoios e dobradas sem olhar para trás, provocando um imenso desconforto entre os correligionários. Moral da história: cada um por si e Deus por todos...

Grude

Danilo Campetti (Republicanos), agente da Polícia Federal licenciado e candidato a deputado estadual, integrará oficialmente o conselho de coordenação de campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo paulista. E seguirá acompanhando todas as agendas do ex-ministro na condição de assessor-carrapato.

Nesta quinta

É nesta quinta, 14, a conversa do pré-candidato à Presidência pelo Pros, Pablo Marçal, com filiados do Lide. Coach e influencer digital, Marçal ganhou notoriedade ao levar 32 pessoas para escalar o Pico do Marins, na Serra da Mantiqueira, como vivência em situações adversas. O perrengue foi tão grande que o Corpo de Bombeiros precisou resgatar o grupo.

DE CAFÉ EM CAFÉ

O ex-prefeito de Rio Preto e candidato a deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) — foto ao lado — saiu do café com o governador Rodrigo Garcia (PSDB) no início da noite desta terça, 12, no Palácio dos Bandeirantes, com um pé no palanque de Márcio França (PSB) ao Senado e outro no do tucano, que disputa a reeleição. O convite para o encontro partiu de Rodrigo e faz sentido. Com o PSB fechado oficialmente com o PT na esfera estadual e federal, o governador vai agindo para capturar os antipetistas da legenda, caso de Valdomiro. O ex-prefeito escorrega quando questionado sobre o que conversaram, focando generalidades: “Fizemos uma avaliação de cenário e lembramos de muitas coisas que nos aconteceram. Somos amigos de longa data. Eu, por exemplo, o ajudei a ser presidente da Assembleia Legislativa”, conta, mostrando como, de café em café, as faturas políticas vão sendo colocadas na mesa. E para presidente da República, quem Valdomiro vai apoiar? Eis a pergunta de um milhão para quem conseguir arrancar uma resposta objetiva dele.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por