SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Cacique do PL em Rio Preto adota cautela sobre a filiação de Bolsonaro

Fábio Marcondes já declarou apoio irrestrito a Rodrigo Garcia

Vinícius Marques e Francela Pinheiro
Publicado em 13/11/2021 às 01:36Atualizado em 13/11/2021 às 08:04
Vereador licenciado e secretário de Esportes, Fábio Marcondes, apoia Rodrigo Garcia, do PSDB de Doria (Guilherme Baffi 26/3/2019)

Vereador licenciado e secretário de Esportes, Fábio Marcondes, apoia Rodrigo Garcia, do PSDB de Doria (Guilherme Baffi 26/3/2019)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Cacique do PL em Rio Preto adota cautela sobre a filiação de Bolsonaro

Fábio Marcondes já declarou apoio irrestrito a Rodrigo Garcia

Vinícius Marques e Francela Pinheiro
Publicado em 13/11/2021 às 01:36Atualizado em 13/11/2021 às 08:04

Vereador licenciado e secretário de Esportes, Fábio Marcondes, apoia Rodrigo Garcia, do PSDB de Doria (Guilherme Baffi 26/3/2019)

A decisão anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de se filiar ao PL tem impacto não apenas na esfera nacional. A filiação de Bolsonaro pode influenciar decisões do partido nos estados e ter desdobramentos também em Rio Preto. Na esfera estadual, o PL já anunciou que irá apoiar a candidatura de Rodrigo Garcia, filiado ao PSDB do governador de São Paulo, João Doria. Desafeto declarado de Bolsonaro, Doria tenta se viabilizar dentro do PSDB para ser candidato à Presidência da República.

Em meio à indefinição, o presidente do PL de Rio Preto, o secretário de Esportes e vereador licenciado, Fábio Marcondes, fala com cautela sobre o assunto. Marcondes já declarou apoio irrestrito a Rodrigo Garcia. “Sem dúvida, o partido ganha em nível nacional (com a filiação de Bolsonaro). É preciso analisar como será nos estados”, disse. Segundo o secretário, o que “tranquiliza” é que o acordo do partido em São Paulo deve ser respeitado.

Há quem diga, no meio político, que parte do PL paulista pode rachar caso o acordo com o PSDB não seja mantido. “Não falo de hipóteses”, reforça Marcondes. Por outro lado, já há quem acredite na improvável dobradinha “BolsoGarcia”, repetindo o “BolsoDoria” de 2018. Fato é que a filiação do presidente ao PL mexe no xadrez eleitoral e promete grandes discussões.

NOTAS

Nova vara

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), Pinheiro Franco, inaugura em Rio Preto na próxima sexta-feira, 19, a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Atualmente, os casos de violência contra a mulher são tratados em anexo, a cargo da juíza Glaucia Véspoli dos Santos, também responsável pela 5ª Vara Criminal. Agora, a comarca terá uma vara específica da Justiça. O evento será no salão do júri, no Fórum, a partir do meio-dia. O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), irá participar da inauguração.

Retoma

E o governo paulista prepara um grande evento em Rio Preto para o mesmo dia. O programa “Retoma SP” também terá a presença de Rodrigo Garcia, do secretário estadual de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, e da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, além de aliados, como o deputado federal Geninho Zuliani (DEM). O evento será um “mutirão de empregos e serviços” do Estado, que incluirá linhas de crédito para microempresários.

Lançamento

A advogada Dora Cavalcanti, que concorre à eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, vem a Rio Preto na quinta-feira, 18. Ela irá participar do lançamento da chapa da advogada Lucineia dos Santos, candidata à presidência da Ordem em Rio Preto. O evento da candidata rio-pretense será no Automóvel Clube. Ainda estão na disputa em Rio Preto o atual vice-presidente da OAB, Henry Atique, e o advogado Luiz Fernando Volpe. As eleições estão marcadas para o dia 25.

Entope

A campanha interna no PSDB de João Doria para a escolha do candidato à Presidência da República em 2022 misturou-se de vez com a agenda do governo do Estado. A assessoria de imprensa de SP divulgou fotos e mais fotos pelo WhatsApp nesta sexta, 12, do debate entre Doria e os outros dois pré-presidenciáveis tucanos — o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. As mesmas mensagens eram compartilhadas em outro grupo de Doria, específico para as prévias. Teve celular que quase pifou de tanta mensagem repetida e imagens do tucanato.

Aposenta

Contador na Câmara de Rio Preto e responsável pelo controle das finanças da Casa há décadas, Valter de Castro, o “Valtinho”, se aposentou. Com estilo discreto, ele foi pego de surpresa ao receber homenagem de praticamente todos servidores do Legislativo. “Não esperava tanta gente. Fiquei emocionado”, disse. Valtinho começou a trabalhar na Câmara aos 11 anos, via Associação Rio-pretense de Promoção do Menor (Arprom), em 1980. Prestou concurso em 1986 e ficou, ao todo, 41 anos na Casa.

CURTAS

Monitor - O vereador rio-pretense Celso Peixão (MDB) quer resolver eventuais problemas de segurança no transporte escolar de uma forma simples. Ele apresentou projeto nesta sexta-feira, 12, que exige a presença de um monitor nos veículos que fazem o transporte de alunos. A proposta determina que a despesa para viabilizar a medida fique a cargo da Prefeitura.

Isenção - Vereadores de Rio Preto analisam na terça-feira, 16, o veto do prefeito Edinho Araújo (MDB) ao projeto de Jorge Menezes (PSD) que concede isenção de IPTU, entre março e abril deste ano, por conta do lockdown estabelecido por Edinho. Se o veto for derrubado, a proposta vira lei.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por