SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2021
COLUNA DO DIÁRIO

Vereadores se dividem sobre moção de repúdio contra Anderson Branco

A moção de repúdio protocolada pelo vereador Renato Pupo (PSDB) contra o colega Anderson Branco (PL) se transformou no principal assunto entre os parlamentares

Rodrigo LimaPublicado em 22/07/2021 às 23:43Atualizado há 23/07/2021 às 14:15
Vereador Anderson Branco se desculpou nas redes sociais (Guilherme Baffi 13/7/2021)

Vereador Anderson Branco se desculpou nas redes sociais (Guilherme Baffi 13/7/2021)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Vereadores se dividem sobre moção de repúdio contra Anderson Branco

A moção de repúdio protocolada pelo vereador Renato Pupo (PSDB) contra o colega Anderson Branco (PL) se transformou no principal assunto entre os parlamentares

Rodrigo LimaPublicado em 22/07/2021 às 23:43Atualizado há 23/07/2021 às 14:15

Vereador Anderson Branco se desculpou nas redes sociais (Guilherme Baffi 13/7/2021)

O constrangimento tomou conta dos corredores da Câmara de Rio Preto. A moção de repúdio protocolada pelo vereador Renato Pupo (PSDB) contra o colega Anderson Branco (PL) se transformou no principal assunto entre os parlamentares. A proposta deve ser analisada pelo plenário na próxima terça-feira, 27.

A Casa se dividiu em dois grupos: um que avalia ser inofensiva a postagem feita por Branco, que mostra um desenho de uma mão, que seria a de Deus, puxando outra com as cores do arco-íris. E outro que considera inaceitável a publicação homofóbica de Branco, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Pupo, que é delegado da Polícia Civil, publicou vídeo nas redes sociais classificando a publicação como homofóbica. "Homofobia é crime. E sou contra qualquer tipo de crime e qualquer tipo de preconceito", afirmou Pupo.

Branco resolveu apagar a postagem, que resultou em uma avalanche de representações contra ele no Ministério Público, Conselho de Ética do Legislativo e Secretaria estadual de Justiça. O vereador do PL já pediu desculpas às comunidades LGBTQIA+ e Negra. "É uma bucha que os vereadores terão de enfrentar", disse um parlamentar, que pediu para não ser identificado, sobre a moção de repúdio contra Branco.

Notas

Delicado 

Alguns vereadores de Rio Preto alegaram que ainda não tiveram acesso ao conteúdo da moção de repúdio contra Anderson Branco (PL). Jean Charles (MDB) e Odélio Chaves (PP) disseram que ainda não avaliaram o teor do documento protocolado por Renato Pupo (PSDB). Já Robson Ricci (Republicanos) afirmou que só deve se manifestar sobre sua posição durante a sessão. "Gostaria de dar meu voto apenas na sessão", disse Ricci. Já o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), não vota. “Eu não voto, se tiver que votar em caso de empate, voto a favor”, afirmou Pedro.

Articulação 

Pedro Roberto e Pupo ensaiam aproximação com o presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB). Os três têm reunião marcada na próxima semana em Rio Preto. Entre os pedidos que os parlamentares vão apresentar a Pignatari está a criação de um hospital veterinário regional.  

Reservatório

O Semae abasteceu, com 25 mil litros de água de reuso, uma caixa d´água localizada na área da Fatec, na área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA). De acordo com a autarquia, o reservatório foi instalado próximo da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, num ponto estratégico para o abastecimento de viaturas que atuam no combate a incêndios.

Última hora

Uma distância de aproximadamente 100 quilômetros vai separar o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) do virtual adversário na disputa pelo Palácio Bandeirantes, o ex-governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira, 23. Enquanto Rodrigo cumpre agenda em Sud Menucci, o ex-governador vai estar em Nhandeara em encontro com prefeitos. A agenda "emergencial" do vice-governador foi construída nesta quinta-feira, 22, e prevê ainda visita a Pereira Barreto, Ilha Solteira e Andradina, onde ele participa de audiência pública sobre regionalização administrativa, entrega moradias e obras de incentivo ao turismo regional, autoriza repasse de recursos e programas da agricultura, da habitação e de conservação de rodovias. Faz ainda a entrega de vouchers do programa Alimento Solidário. No sábado, 24, Rodrigo cumpre agenda em Rio Preto, Fernandópolis e Neves Paulista.

Convidados

O ex-prefeito de Rio Preto Valdomiro Lopes (PSB) e o ex-vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD) são esperados no evento com a presença de Alckmin, que deve se filiar ao PSD para disputar o governo do Estado no próximo ano. Eleuses, inclusive, esteve em Nhandeara para acompanhar os preparativos do evento. "O Rodrigo está correndo atrás do Geraldo no Estado. O Geraldo esteve em Barretos recentemente e o vice-governador vai lá também. Tá marcando em cima. Faz parte", disse um militante que apoia a pré-candidatura de Alckmin.

Curtas

Emenda - A Câmara vai analisar a inclusão de emenda que prevê mandar para o final da fila de vacinação aquelas pessoas que forem flagradas em festas clandestinas em Rio Preto. A proposta de Paulo Pauléra (PP) prevê a ida para o fim da fila quem deixar de tomar a vacina por conta da marca do imunizante.

Datas comemorativas - O vereador Elso Drigo Filho (Psol) apresentou dois projetos de lei na Câmara de Rio Preto que institui no calendário oficial do município a “Semana da Diversidade LGBTQIA+”, que será realizada anualmente na semana que compreender o dia 28 de junho. Na outra proposta, ele prevê a realização da “Parada do Orgulho LGBTQIA+” no mês de junho.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por