SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
COLUNA DO DIÁRIO

Vereador rio-pretense, que já ocupa cargo no Deinter, acumula delegacia de Bálsamo

O posto em Bálsamo, assumido por Renato Pupo, tinha como titular Jairo Garcia Pereira, que morreu em acidente de carro em fevereiro

Vinícius Marques e Maria Elena Covre
Publicado em 25/04/2022 às 23:42Atualizado em 26/04/2022 às 08:35
Renato Pupo em frente à delegacia da Polícia Civil em Bálsamo (Reprodução/Facebook)

Renato Pupo em frente à delegacia da Polícia Civil em Bálsamo (Reprodução/Facebook)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

COLUNA DO DIÁRIO

Vereador rio-pretense, que já ocupa cargo no Deinter, acumula delegacia de Bálsamo

O posto em Bálsamo, assumido por Renato Pupo, tinha como titular Jairo Garcia Pereira, que morreu em acidente de carro em fevereiro

Vinícius Marques e Maria Elena Covre
Publicado em 25/04/2022 às 23:42Atualizado em 26/04/2022 às 08:35

Renato Pupo em frente à delegacia da Polícia Civil em Bálsamo (Reprodução/Facebook)

O vereador rio-pretense Renato Pupo (PSDB), que já ocupa o cargo de assessor no Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) em Rio Preto, irá acumular agora a delegacia da Polícia Civil de Bálsamo. Com a nova nomeação, destacada pelo próprio tucano nas redes sociais, ele terá jornada tripla, contando a função de vereador.

Além disso, o tucano é pré-candidato a deputado estadual. O posto em Bálsamo tinha como titular Jairo Garcia Pereira, que morreu em acidente de carro em fevereiro. “Quando chego aqui, além da dor da saudade, sinto uma responsabilidade muito grande pelo ser humano incrível que doutor Jairo era. E também um excelente delegado de polícia”, postou Pupo.

Sobre o acúmulo de funções, o vereador-delegado afirma que isso é comum na Polícia Civil. “Já acumulei cargo de delegado em cidades menores por muitos anos.” Pupo disse que, quando a campanha começar, em agosto, irá licenciar-se dos cargos na polícia e avalia o mesmo sobre o mandato na Câmara.

Levantamento divulgado pelo Sindicato de Delegados de Polícia de São Paulo aponta que há 626 vagas de policiais (para os cargos de delegado, escrivão, investigador e agente) criadas na Seccional de Rio Preto, mas somente 339 delas estão ocupadas.

NOTAS

Fazendo a feira

Com o apoio de Anderson Branco (PL), o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) passa a somar três cabos eleitorais de luxo na Câmara de Rio Preto, onde já tinha fechado com Bruno Marinho (Patriota) e Claudia de Giulli (MDB). Já a lista de apoiadores de Itamar Borges (MDB) chegou ao surpreendente número de 9 dos 17 parlamentares da Casa.

Vai entender...

Fábio Marcondes declarou à Coluna, quando Rossini Diniz (PL) anunciou apoio a Itamar, que o jogo de apoios vai mudar muito ainda até agosto, quando, segundo ele, o partido vai colocar as cartas na mesa. “Vou apenas avisar que o PL exige que os integrantes do partido apoiem candidatos do partido”, afirmou, sem entrar em detalhes. Entendedores, segundo Marcondes, entenderão.

Macron

Presidente estadual do PSDB e coordenador da pré-campanha de João Doria à Presidência da República, Marco Vinholi repercutiu nas redes sociais o resultado da eleição na França. Neste domingo, 24, Emmanuel Macron foi reeleito presidente com 58% dos votos contra 41% de Marine Le Pen, candidata da extrema-direita. “Boa notícia a reeleição de Macron na França. Vitória do equilíbrio frente ao radicalismo. Torcendo para que esses ventos cheguem no Brasil”, postou Vinholi.

Sem quórum

Enquanto a campanha eleitoral se polariza entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), dirigentes partidários e pré-candidatos que tentam viabilizar a terceira via só batem cabeça. No fim de semana, foi anunciado pela assessoria de João Doria um jantar em São Paulo nesta segunda, 25, que iria reunir nomes para tentar demonstrar união. O encontro, no entanto, foi adiado.

A definir

O jantar tinha a presença confirmada dos caciques partidários Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB), Roberto Freire (Cidadania) e Antônio Rueda (União Brasil). No entanto, Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil) não poderiam comparecer e a reunião ficou para depois, em data a ser definida.

Notifica

Além de notificar a Prefeitura, o promotor Carlos Romani pediu para a Câmara de Rio Preto e o Conselho Municipal de Saúde se manifestarem, em 15 dias, sobre as queixas de longa espera nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a demora na transferência para hospitais e a falta de médicos pediatras. A conferir as providências que serão adotadas pelo Ministério Público.

Deposita

A Prefeitura de Rio Preto depositou judicialmente nesta segunda-feira, 25, exatos R$ 676.951,04, valor calculado pelo município para comprar a área particular onde fica a Favela Marte. Na semana passada, o governo Edinho Araújo (MDB) entrou com ação na Justiça para ter a posse do terreno particular de 25 mil metros quadrados onde fica a favela. O pedido visa agilizar a regularização do local.

RECADO DADO Depois de o vereador Rossini Diniz (PL) pegar de surpresa a cúpula do PL de Rio Preto – leiase Fábio Marcondes (secretário de Esportes) e Luiz Carlos Motta (deputado federal) – ao anunciar apoio ao emedebista Itamar Borges na disputa a deputado estadual, o “soco na boca do estômago”, agora, é bem mais dolorido. O vereador Anderson Branco (PL) fechou com o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil), em reunião (foto) nesta segunda, 25. O efeito da decisão de Branco junto ao comando do PL é ainda mais forte porque Motta e Geninho são adversários diretos nas urnas. Como se não bastasse, Branco também firmou compromisso com Itamar Borges. O vereador já vinha dando demonstrações de que não estava satisfeito com o fato de Motta ter terceirizado a Marcondes futuras tratativas com ele sobre o assunto. “O deputado federal Geninho é da cidade e tem lutado conosco pela saúde. E o deputado Itamar, também da cidade, tem ouvido minhas demandas”, disse Branco, num claro recado aos correligionários. (Divulgação 25/4/2022)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por