SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2022
ARTIGO

Tudo é cíclico

Planejar o início de um novo projeto antes do final de qualquer ciclo e assim, não sofrer ou se apegar em qualquer situação. É assim que as empresas se reinventam e trabalham em sua longevidade e sustentabilidade

Luiz Fernando Lucas
Publicado em 30/11/2021 às 23:04Atualizado em 30/11/2021 às 23:19
Luiz Fernando Lucas

Luiz Fernando Lucas

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

ARTIGO

Tudo é cíclico

Planejar o início de um novo projeto antes do final de qualquer ciclo e assim, não sofrer ou se apegar em qualquer situação. É assim que as empresas se reinventam e trabalham em sua longevidade e sustentabilidade

Luiz Fernando Lucas
Publicado em 30/11/2021 às 23:04Atualizado em 30/11/2021 às 23:19

Luiz Fernando Lucas

Tivemos a oportunidade de assistir à palestra do renomado economista Ricardo Amorim presencialmente no dia 17 de novembro em São José do Rio Preto. Ele falou de perspectivas econômicas e nos mostrou os cenários e uma análise de dados e de outras situações que servem para vermos que tudo é cíclico.

Início e fim. E no fim, invariavelmente há intrínseco outro início. Como tudo no universo respeita a lei do ritmo, segundo o conhecimento dos princípios herméticos e as leis da física.

Vale para os ciclos dos produtos, das empresas, das pessoas. Vale mais ainda o conhecimento, quando consciente dele, sabemos fazer de todo fim um recomeço. Planejar o início de um novo projeto antes do final de qualquer ciclo e assim, não sofrer ou se apegar em qualquer situação.

É assim que as empresas se reinventam e trabalham em sua longevidade e sustentabilidade. É assim que vemos o sucesso nos líderes e suas empresas, que apesar dos ciclos econômicos, dos ciclos políticos e mesmo da moda e da cultura, se adequam e estão sempre inovando e antecipando tendências.

Esse é o exemplo que trago pra mim mesmo e enalteço no setor empresarial, que opta por vender lenço ao invés de chorar e com isso contribuir com a sociedade, gerando riquezas, empregos, inovações e soluções para problemas e ainda contribuindo com os impostos de maneira decisiva para a saúde e sustentabilidade do país.

O evento com Ricardo Amorim, além da perspectiva econômica e de cenários, marcou também o fechamento de ano do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Noroeste Paulista e de mais um ciclo.

Entidade que tenho dirigido pelos últimos três mandatos consecutivos, eleito pelos empresários de nossa região e em um cargo voluntário, sem remuneração. Entre várias funções na regional e na sede estadual já são mais de 20 anos de serviços prestados e que, em nossa região encerro esse ciclo dia 31 de dezembro de 2021 e deixo aqui minha gratidão aos conselheiros, empresários associados, entidades de classe parceiras, órgãos públicos e aos jornalistas e imprensa.

Foram muitas ações, trabalhos e realizações. O legado fica, do que é publico e mesmo daquilo que poucos sabem. Mas prefiro olhar para o próximo ciclo.

E assim, antes de passar a palavra ao famoso influenciador e economista, compartilhei também uma breve palestra onde trouxe minha visão de mundo, tanto corporativo quanto da sociedade e do individuo, tendo a Era da Integridade e da Consciência como mote, já que é o que melhor tenho feito como palestrante e conselheiro sobre esses temas nesse novo ciclo que já entrei ao me tornar escritor best seller. A palestra está disponível em meu site www.fernandolucas.com.br e canal do Youtube.

Me despeço do cargo de diretor titular do Ciesp Noroeste Paulista já em um novo ciclo, trazendo reflexões e dicas práticas, numa filosofia de ação, sobre como podemos viver com mais equilíbrio, sustentabilidade, ESG e Compliance na Prática na vida empresarial, individual e coletiva, pois sabendo que tudo é um ciclo, fazer o certo é o único jeito de dar certo.

Luiz Fernando Lucas, Diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Autor do livro a Era da Integridade

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por