SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
ARTIGO

O novo é você

A intensidade de energia que empenhamos nos objetivos tem forte efeito psíquico, mesmo convicto do afrouxo natural dos compromissos assumidos

Célia Gomes
Publicado em 05/01/2022 às 04:13Atualizado em 05/01/2022 às 04:29
Célia Gomes

Célia Gomes

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

ARTIGO

O novo é você

A intensidade de energia que empenhamos nos objetivos tem forte efeito psíquico, mesmo convicto do afrouxo natural dos compromissos assumidos

Célia Gomes
Publicado em 05/01/2022 às 04:13Atualizado em 05/01/2022 às 04:29

Célia Gomes

Ano Novo, vida nova. Esperançar, esperando, esperança. O primeiro passo para iniciar um novo ciclo é afastar os pensamentos negativos, ser grato e cultivar o hábito de destacar suas qualidades e aspectos positivos.Valorize-se! É salutar crer na transformação pessoal, na magia de que tudo pode dar certo. O calendário; seja ele, chinês, islâmico, maia, solar ou gregoriano; tem essa virtude, além de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar datas fixas, nutre nossa esperança de novos e bons dias.

As promessas feitas com carinho e motivação no fim do ano não diferem de metas e objetivos estabelecidos em outras ocasiões de nossas vidas. Deslumbradas pela oportunidade de recomeço e de experiências inéditas durante o ano prestes a se iniciar, atribuímos um significado especial para elas. Começar novos projetos é desafiador e estimulante, muito embora a lista de intenções esteja repetidamente escrita nos últimos anos: fazer atividade física regularmente, economizar dinheiro, ficar menos estressado, cuidar mais da saúde, se alimentar e dormir melhor, habituar a leitura de livros. A intensidade de energia que empenhamos nos objetivos tem forte efeito psíquico, mesmo convicto do afrouxo natural dos compromissos assumidos. Isso acontece porque objetivos muito complexos assustam. Eles necessitam de muitas etapas e, possivelmente, de um longo tempo para serem cumpridos. Nem sempre estamos prontos para assumir esse compromisso. Logo, as metas que parecem grandiosas demais são arrastadas. Mesmo assim, não se descomprometa com o propósito, persista.

Por vezes, compartilhar com um coach ou terapeuta torna o compromisso menos vulnerável o inquebrantável. Eu, você e quase todos que estão em busca do autoconhecimento almejam mudanças e asseguro que, o querer mudar, tem que ser feito com Q – q maiúsculo - forte, com muita energia, caso contrário vai se esvaziando e não se sustenta, causando frustração e desanimo. Seja Resiliente.

Saber o que te faz bem, o que você quer de verdade e o quanto isso vai demandar de energia e empenho é o início do processo. Por hora, é preciso uma planilha, um formulário, uma folha de papel o em que possa escrever, visualizar e acompanhar as conquistas.

Reconhecidamente para nós brasileiros será um ano de expectativas e contenda. Se acaso a meta for de prosperidade financeira, seja cauteloso, a inflação ainda não tem previsão de baixar. Porém, se possível, tire o sonho do papel e viaje. Certamente foi uma das promessas que fez no início de 2021. Ou poderá ser uma de suas prioridades de 2022. Bom que seja assim. Oriente-se sobre o país de destino, pois alguns países estabeleceram restrições para entrada de visitante, ou então pode melhor ficar em território nacional. Caso não seja possível visitar as paradisíacas praias do Nordeste, fique no Litoral Norte de São Paulo, entenderá que não precisava ir tão longe para o encantamento acontecer quando sentir a água do mar em seus pés. Reconhecerá que a natureza foi generosa na arquitetura da região. A escolha por investir em uma viagem ultrapassa o preço pelo passeio, nesse caso, dê valor a sua escolha. Faça uma viagem consciente de seu papel de visitante, onde os impactos que causará sejam apenas positivos. Interesse-se pela cultura e a gastronomia local e contribua para a preservação e constante manutenção do patrimônio histórico, artístico, cultural e turístico.

Que seja próspero nosso Ano Novo. Além de ser uma frase positiva e construtiva, deve ser dita por todos para que realmente haja produção e liberação de certos neuro-hormônios e neurotransmissores, melhorando, com isto, o nosso humor, e que realmente possamos aproveitar melhor este Novo Ano. Feliz 2022 para Todos.

CÉLIA GOMES, Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por