SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2022
ARTIGO

Educação Somática na dança

Conjunto de métodos é usado para prevenção e tratamento de lesões no corpo​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

THAIS BENITES
Publicado em 12/01/2022 às 18:17Atualizado em 12/01/2022 às 18:40
Thais Benites 
Proprietária do Thais Benites Centro de Dança e Profissional de Educação física (Arquivo pessoal)

Thais Benites Proprietária do Thais Benites Centro de Dança e Profissional de Educação física (Arquivo pessoal)

Seção exclusiva para assinantes. Assine para ter acesso ilimitado.

Já sou cadastrado.

Quero ter acesso ilimitado.

ARTIGO

Educação Somática na dança

Conjunto de métodos é usado para prevenção e tratamento de lesões no corpo​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

THAIS BENITES
Publicado em 12/01/2022 às 18:17Atualizado em 12/01/2022 às 18:40

Thais Benites Proprietária do Thais Benites Centro de Dança e Profissional de Educação física (Arquivo pessoal)

O projeto Soma é uma pesquisa realizada pela bailarina e profissional de educação física Thais Benites, que foi contemplada pelo Prêmio Nelson Seixas 2021. Resulta em um estudo sobre a dança contemporânea, mente, corpo, movimento e espaço se desenvolvem conjuntamente para criação de um corpo, com sua própria dança.

Após uma vasta pesquisa teórica e corpórea em educação somática, realizada a partir de autores como Frederick Alexander, Thérèse Bertherat, Rudolf Laban, Irmgard Bartenieff, Klauss Vianna, entre outros. Técnica antes desenvolvida para tratamento de lesões e suas prevenções, transforma-se, mais tarde, em instrumento de criação na dança contemporânea por seus interpretes/criadores.

A Educação Somática é um campo teórico-prático composto de diferentes métodos, cujo eixo de atuação é o movimento do corpo como via de transformação de desequilíbrios mecânicos, fisiológicos, neurológicos, cognitivos e/ou afetivos de uma pessoa.

Três conceitos que delineiam a identidade do campo da Educação Somática e caracterizam suas propostas em aula são: condicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Visa-se a auto investigação do movimento do corpo através de técnicas de desenvolvimento da propriocepção; o aprendizado de novas maneiras de mover-se que previnam lesões e o uso intencional dos mecanismos de auto regulação.

No tocante a respiração, que é um processo de troca com o mundo, cada um de nós possui um centro de força - ponto de tensão – e, quando o encontra, alcança conscientização física, muscular e óssea.

Observando nosso corpo, vemos diferenças quanto à flexibilidade, percepção e sensibilidade; umas regiões são mais tensas e outras apresentam a pele mais macia; percebemos também limitações quanto à estrutura, peso, relação com o espaço, condicionamentos decorrentes de bloqueios, acumulação de tensões ao longo de uma vida.

O corpo humano ainda não foi totalmente explorado em suas potencialidades, mas já se sabe da energia vital, um intenso fluxo energético que passa por todo o corpo. Por meio dessa energia relacionamo-nos com o mundo e conosco, ela cresce de acordo com a consciência do trabalho corporal desenvolvido, com a atenção a cada gesto ou deslocamento.

Nas aulas de dança contemporânea a partir da educação somática é possível um melhor entendimento corporal e desenvolvimento do corpo, possibilitando uma maior amplitude dos movimentos de forma orgânica, gerando assim prazer. Melhora física e mental para o dia a dia, criatividade e desenvoltura.

Assim, não há melhor conclusão para a presente pesquisa que essa: "Não é possível negligenciar ou esquecer tais coisas nem fazer que o corpo permaneça mudo e não transmita nada: as informações que ele dá são incontroláveis. Temos é que conhecer esses processos internos poderosos e dar espaço para que eles se manifestem, criando assim a coreografia, a dança de cada um." (Vianna, Klauss 1928- 1992).

THAIS BENITES, Proprietária do Thais Benites Centro de Dança e Profissional de Educação física

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por