Nardyr Motta lança livro ‘Cancioneiro’ em Rio Preto
Obra reúne lembranças e experiências da autora em viagens pelo Brasil em forma de prosa poética

Viajante, escritora, professora e ex-secretária da Educação, Nadyr Motta lança o livro “Cancioneiro” em Rio Preto. Com o selo da editora Lucc, a obra apresenta suas experiências e vivências pelos encantos do Brasil em forma de prosa poética. O lançamento acontece na próxima segunda-feira, dia 17, às 19h, no Riopreto Shopping.
A escritora, que viveu décadas de aventuras ao lado de amigos em seu motorhome, brinda o público com relatos de pensamentos, opiniões e descobertas colhidas ao longo da vida. Nadyr conta que foi motivada e encorajada por amigos e familiares a registrar suas histórias. “Muita inspiração surgiu do testemunho das maravilhas que vivi nas viagens pelo Brasil.”
Segundo ela, o livro também busca emocionar o leitor e despertar reflexões. “Quero motivar o leitor a sentir a profundidade da saudade e a beleza das memórias perdidas. Compartilhar minha jornada de autodescoberta e mostrar que a vulnerabilidade é força, e o quão vasto é o conhecimento humano.”
Entre os textos reunidos em “Cancioneiro”, Nadyr revela ter um favorito: “Mensagem ao meu querido mestre”.
“A chuva que regou a planta para não morrer de sede;
A porta que se abriu quando todas as esperanças pareciam perdidas;
O sol que aqueceu o corpo e a alma de cada um para não morrer de frio;
Uma janela aberta para ver o mundo;
A sombra fresca para descansar e refazer os pensamentos.
— Em suma, o Grande Mestre, o Grande Educador.”
“Esta poesia preenche o espaço vazio da ausência de um grande amigo”, explica Nadyr. O Adaumir, personagem da crônica, era professor na escola onde ela foi diretora. Ele faleceu durante uma cirurgia, quando a energia acabou e o gerador não funcionou.
O livro é prefaciado pela escritora Merli Diniz. “Sinto-me honrada pelo privilégio de editar e produzir o livro de histórias de vida e encantos do Brasil, de Nadyr”, afirma Merli.
Além da trajetória literária e educacional, Nadyr Motta também acumula importantes reconhecimentos públicos. Ela recebeu uma homenagem do Rotary Club pela brilhante contribuição à educação, foi condecorada com a medalha “19 de Julho” pela Câmara Municipal de Rio Preto e recebeu diploma de honra ao mérito durante o dia da emancipação política do município, honraria que representou o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à educação rio-pretense.
Durante uma operação em Rio Preto, Nadyr também foi concedida o Cartão de Base Aérea, simbolizando o respeito e a admiração que conquistou ao longo de sua carreira dedicada ao ensino e à cultura.
* Estagiária sob a supervisão de Salomão Boaventura