Você sabia que o primeiro passo para se libertar é entender como você e o universo funcionam? Utilizando ensinamentos de pensadores como Carl Gustav Jung e Abraham Harold Maslow, um capítulo de uma novo livro acaba de chegar ao mercado para te ensinar como cuidar da sua mente e dominar seus sentidos. Trata-se de "Iluminação e Transcendência", primeira obra de uma trilogia assinada pelo orientador e ativista quântico Márcio Pacola. A obra, publicada pela Viseu, pode ser adquirida pelo site da editora e também pelas redes sociais @iluminacaoquantica.
O livro relaciona diversos pontos de vista, a fim de mostrar a conexão universal existente entre os vários conceitos considerados "a verdade" sob determinado ensinamento. Com um balanceamento entre pregações do Ocidente e do Oriente, as ideias da obra reiteram que a separação entre os seres vivos está longe de existir, uma vez que a mencionada conexão universal é composta de muitas peculiaridades e pontos particulares, os quais não a tornam inviável, mas, sim, uma importante constatação de que a presente criação é um grande emaranhado de concepções.
A primeira obra, segundo Pacola, é indicada para quem está disposto a dar o primeiro passo para o despertar da consciência. "É uma introdução para a expansão da consciência." O escritor conta que decidiu escrever "Iluminação e Transcendência" por um motivo especial. "Eu sou da área de exatas, sou formado em ciências contábeis, com especialização, e fui professor universitário durante 10 anos. Nessa linha, dada a natureza das disciplinas lecionadas, fui forçado a escrever e utilizar material próprio para que as aulas ficassem originais. Daí a dinâmica de busca de informações e o interesse de escrever."
A decisão de escrever a trilogia surgiu do desejo de compartilhar conhecimento. "Na verdade, vi a necessidade da resposta sobre a pergunta: 'Por que estamos aqui?'. E me vi entre duas linhas de possíveis respostas, uma correte ocidental, em que a história nos mostra de Abraão até a momento, e outra mais antiga, essa oriental, em que os ensinamentos de Buda, por exemplo, nos revelam as respostas. Me vi então neste meio e me deparei na comparação entre as duas linhas, e vi semelhanças imensas. O que me mostrou que, na verdade, não há esse ou aquele ensinamento, o que houve foi mecanismos diferentes dada a peculiaridade de cada época para expressar o mesmo ensinamento. Que depois foi materializado a 2020 anos atrás."
Em "Iluminação e Transcendência", Pacola faz um paralelo entre o gênese cristão e a alegoria do gênese oriental. "Passo do início fazendo explicações de passagens da escritura cristã, que às vezes ficam sem explicações mais práticas. Faço ainda uma citação de Platão, sobre o Mito da Caverna. Passo ainda pelo Bhagavad Gita, comparando alguns citações, tido como uma das maiores escrituras orientais com a Escritura Ocidental, no caso a Bíblia."
Na obra, Pacola aborda também alguns aspectos psicológicos, como a teoria do Cérebro Trino e a Pirâmide de necessidades de Maslow. "Todos esses temas, como Platão e Gita, não podem ficar longe de nossa psique, que nos direciona ao ego ou ao Self. Veja que há uma ligação entre cada tema, que sugiro ao leitor curioso descobrir. Vale mencionar que nosso corpo é um condensado de energia, assim também faço menção sobre os centros de energia de nosso corpo, os chakras."
O livro deve ser lido por todos. "Vou dar um exemplo. Tenho três filhos, o mais novo tem 5 anos, a mais velha tem 21 e a do meio tem 16. Os ensinamentos de Buda, Krishna e do Mestre Jesus devem ser vividos por todos e serão explorados na vida de cada um. A bem da verdade é um livro que dá uma introdução do processo de expansão da consciência. Qualquer pessoa que esteja disposta a dar o primeiro passo para o despertar da consciência, me sinto a vontade de indicá-lo." Por isso, ele deixa um recado para os futuros leitores do livro. "Deixem os dogmas de lado, esvaziem as xícaras de opiniões formadas, e embarquem na leitura."
O livro de 107 páginas e conta com 10 capítulos. A imagem da capa é uma flor de lótus, que segundo a espiritualidade oriental, representa a elevação espiritual. "A capa foi a cargo da própria editora e eu só disse o que deveria representar. Quando a editora me enviou o projeto gráfico, vi que não poderia o capa representar melhor o tema e o conteúdo. A abra traz quatro as ilustrações. Poderia falar aqui de todas, mas vou deixar o leitor o curioso. Vou dizer sobre apenas uma, que reflete a forma que nossa visão mostra para nossa mente como ela interpreta tal desenho, é a ilustração do Vaso de Rubin."
Pacola conta que os outros dois livros da trilogia são estão prontos e serão publicados em breve. "Gostaria de serem lançados em forma de tomo, ou seja, os dois juntos em uma única publicação. Também tem mais dois outros livros, já prontos. Esses últimos focamos mais na parte da psique, fazendo uma comparação com o física quântica e mecânica quântica", afirma o escritor, que é natural de Mirassol, mas mora em Rio Preto há cerca de quatro anos.