No filme "Turma da Mônica - Lições", baseado nos quadrinhos de Mauricio de Sousa, o ator Gustavo Merighi, natural de Catanduva, divide a cena com a atriz Isabelle Drumond. Num teaser divulgado pela produção, a personagem Tina surge ao lado de Rolo, personagem interpretado pelo catanduvense, e fala com a turminha do Bairro do Limoeiro. O longa, cuja estreia nos cinemas está prevista para 2021, é o segundo live-action da franquia. O primeiro foi "Turma da Mônica - Laços", de 2019, que levou mais de dois milhões de brasileiros às salas de cinema no país.
Além de Merighi e Isabelle, o elenco é formado por nomes como Malu Mader, que vive a professora da turma, Mônica Iozzi, que interpreta Dona Luísa, a mãe de Mônica, e Paulo Vilhena, que dá vida ao Seu Cebola, o pai do Cebolinha. A direção é assinada por Daniel Rezende, o mesmo responsável por filmes como "Bingo, o Rei das Manhãs" e "Ninguém Tá Olhando".
Desta vez, na adaptação da graphic novel homônima, escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, os amigos Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali precisam encarar as consequências de um erro cometido na escola e os desafios da passagem da infância para a adolescência. Para esta nova aventura, a turma ganha a companhia de mais personagens já conhecidos e queridos do universo clássico do Mauricio de Sousa.
O diretor Daniel Rezende recriou o bairro do Limoeiro em Poços de Caldas, onde o filme foi gravado. No elenco principal, os atores-mirins voltam a se reunir: Giulia Benite como Mônica, Kevin Vechiatto interpretando Cebolinha, Laura Rauseo no papel de Magali e Gabriel Moreira na pele de Cascão. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade. "Se a emoção já foi grande com 'Laços', a expectativa só aumenta para 'Lições'!", disse Mauricio de Sousa.
Na trama, Rolo, interpretado pelo catanduvense Gustavo Merighi, é responsável por dar conselhos para turma. Com 30 anos, muitos trabalhos bacanas na bagagem e agora um personagem da Turma da Mônica para chamar de seu, o catanduvense celebra a nova fase da carreira. O ator ainda elogia a forma como o diretor comandou o set. "A experiência foi maravilhosa. O Daniel Rezende é um baita líder e deixa o set muito profissional, dinâmico e leve. Me senti muito acolhido e fazendo parte da equipe, que teve atores como Malu Mader. Aprendi muito com esta experiência. A Isabelle Drumond me deu altos toques. Trabalhar com crianças foi mais ainda legal. Foi pura diversão."
Na franquia, Rolo é um personagem integrante da Turma da Tina. Molecão, magrelo, de cabelos encaracolados, barba e mulherengo, Rolo é o típico jovem que gosta de contar vantagem. Mas, por trás de carapuça de descolado, se esconde um garoto trapalhão e de bom coração. O catanduvense não esconde a ansiedade para se ver nas telonas. "Quando cheguei no set caracterizado e com cabelo azul e o pessoal me viu, eu entendi a potência do imaginário. O personagem saiu do gibi e quando se materializou foi muito legal." O ator contou que não foi uma criança leitora. "Eu era mais do esporte, do clube e das brincadeiras na rua. Mas, ao viver esse personagem, eu descobri a força dele."
Gustavo Merighi saiu de Catanduva em 2007 e nunca pensou em atuar. Certo dia, na avenida Paulista, na capital, ele foi convidado por uma agência para modelar. Depois de fazer alguns comerciais e ter boas respostas, ele decidiu estudar atuação para tentar esconder um pouco o sotaque do interior, desenvolver a comunicação e melhorar a timidez. Depois de morar e trabalhar como modelo em Milão, Grécia e Istambul, ele assistiu uma peça em Milão, que despertou a vontade de estudar teatro para valer.
A primeira peça teatral de Gustavo Merighi estreou em 2011 e ele nunca mais parou. O catanduvense integrou alguns grupos de teatros e participou de várias montagens para entender todo o processo de criação teatral. Depois de quatro anos mergulhado no universo do teatro, ele fez um teste para um trabalho audiovisual. O artista trabalhou, por exemplo, com Daniel Rezende em 2015 e 2016, quando foi protagonista do curta-metragem "Romeo Reboot". A partir desta experiência, ele foi convidado para viver o personagem Rolo. "Turma da Mônica - Lições" é o segundo longa-metragem da carreira dele. O primeiro foi "Minha mãe é uma peça 2", em que deu vida a um crush da personagem Marcelina.
Atualmente, Gustavo Merighi coordena, em parceria com Beto Bellini, o Faz Centro de Criação. O artista está ansioso para em breve e em segurança, no Rio de Janeiro, no Solar de Botafogo, apresentar uma temporada do espetáculo "Um Passeio no Bosque", que conta a história de dois diplomatas, o russo Andrey e o jovem americano John, que trazem à tona questões que envolvem guerra e paz, políticas armamentistas e o impacto das pesquisas nucleares.