Evento em Mirassol reúne blues e jazz em praça
Primeira edição do Blues & Jazz na Praça, em Mirassol, propõe encontro entre gerações e ritmos em programação democrática

O som das guitarras, saxofones e vozes carregadas de alma vai tomar conta de Mirassol a partir desta sexta-feira, 14, até o domingo, 16, com a 1ª edição do Festival “Blues & Jazz na Praça”. Durante três dias, a Praça da Matriz será ocupada por artistas do Brasil e da Argentina em shows gratuitos, enquanto o Auditório Cândido Brasil Estrela receberá oficinas e vivências ligadas ao universo do jazz, do blues e do soul.
O clima de celebração se completa com praça de alimentação e barracas de bebidas, convidando o público a ocupar o espaço urbano em um ambiente de encontro e troca entre a comunidade e os artistas.
O “Blues & Jazz na Praça” é uma produção de Marcela Almeida Produções e Agrupamento Ir e Vir, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, do Governo Federal, via Ministério da Cultura (Minc), operacionalizada pela Prefeitura Municipal de Mirassol, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O projeto tem apoio da Secretaria de Assistência Social e parceria do Santo Lúpulo, Cervejaria Campinas e Baci da Napoli.
Para os organizadores Marcela Almeida e Tiago Mariusso, o festival nasce do desejo de democratizar o acesso a uma música que rompe barreiras e conecta pessoas.
“Mirassol tem uma vida cultural pulsante, mas marcada pela carência de programações gratuitas em música instrumental de qualidade. O festival surge como resposta, ao propor acesso, pertencimento e representatividade. Sua realização busca enriquecer a oferta cultural local, promover a diversidade musical e posicionar a cidade como um polo de eventos culturais no Noroeste Paulista”, afirmam.
MÚSICA
A programação começa na sexta-feira, 14, às 20h30, com o guitarrista Edu Sellitto e banda, que levam ao evento interpretações de sucesso dos clássicos do blues internacional e nacional, rock com influências blues e músicas autorais. O músico toca acompanhado por Breno Gutierrez (bateria), Paulo Bassi (contrabaixo) e João Wolverine (saxofone). Na mesma noite, a cantora Elis Bohrer apresenta o show “Tudo é Jazz & Blues” ao lado dos músicos Rogerio Pinheiro, Edgard Silva, Washington Neto e Louise Carla. No palco, os músicos fazem releituras de canções eternizadas por grandes nomes como Ray Charles, Nina Simone, Billie Holiday, Bessie Smith, Sarah Vaughan, entre outros que fizeram parte da história dos estilos.
No sábado, 15, às 20h30, o Lucas Rocha Blues Quarteto sobe ao palco com um repertório que reflete mais de duas décadas de estrada do guitarrista e compositor. O show conta com a participação especial do saxofonista mirassolense Pedro Gonzales; completam o quarteto os músicos Alberto Sabella, Junior Muelas e Talita Campos. Às 22h, é a vez da argentina Jes Condado, cantora, compositora e baixista, apresentar interpretações de soul, jazz e blues de grandes artistas e de sua própria autoria. Em cena, Jes entrelaça canções e histórias de seus compositores, criando um diálogo entre a música e a memória.
O encerramento do festival, no domingo, 16, começa às 16h, com o grupo Hammatrio, formado por Alberto Sabella (órgão), Guilherme Pala (bateria) e Lucas Rocha (guitarra). A proposta é uma sonoridade instrumental livre, que flerta com o jazz, o baião e outras influências. Às 17h30, a banda Bebop Blues encerra a programação com o show “Like Cats and Dogs”, que mistura faixas dos EPs “Stray Cat” (2020) e “Mad Dog” (2023), além de singles autorais. O repertório transita entre o blues tradicional, o funk, o blues rock e o jazz blues. A banda é formada por João Baby Blues (gaita e vocal), Fernando Poiana (guitarra), Paulo Garrido (baixo) e Guilherme Pala (bateria).
FORMAÇÃO
O Blues & Jazz na Praça oferece uma variada programação de ações formativas que visam promover o compartilhamento de práticas entre músicos profissionais com o público, sem necessidade de conhecimento prévio. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos. As inscrições on-line já terminaram, mas caso surjam vagas é possível se inscrever na hora do evento. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas por meio do site https://linktr.ee/BlueseJazznaPraca.
As atividades privilegiam a multiplicidade e a inclusão, propiciando três dias de imersão em assuntos relacionados aos gêneros e demonstrações ao vivo.
Com estrutura acessível — incluindo banheiros químicos adaptados e espaço adequado para cadeirantes — o “Blues & Jazz na Praça” reforça o compromisso com a inclusão e o convívio democrático. No coração da cidade, a música ecoa como símbolo de diversidade, liberdade e partilha.