SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2022
1º FESTIVAL GIN MORRISON

Concurso vai eleger o melhor drink de Rio Preto

Em 16 dias, o júri técnico e público vão avaliar e eleger os drinks mais gostosos

Da Redação
Publicado em 15/01/2022 às 00:02Atualizado em 17/01/2022 às 12:21
Eleição será feita seguindo os critérios de sabor, aroma, aparência do drink e atendimento do estabelecimento (Divulgação / Canva)

Eleição será feita seguindo os critérios de sabor, aroma, aparência do drink e atendimento do estabelecimento (Divulgação / Canva)

Com a intenção de estimular um cardápio e o turismo em Rio Preto, o empresário Marcelo Cherubini idealizou a criação de um concurso gastronômico focado em bebidas com gin – bebida que vem sendo destaque e considerada “o destilado do momento”. A 1ª edição do “Festival Gin Morrison” está prevista para acontecer na quinzena de fevereiro e terá 16 dias para que o público e o júri possam avaliar e eleger melhores os drinks.

Segundo o organizador, o objetivo é que o evento se torne uma tradição, a exemplo do concurso “Comida di Buteco”. “O Festival Gin Morrison será uma oportunidade de oferecer ao público uma oferta de bebidas habitualmente servidos nos bares, muitas vezes criadas por barmans e desconhecidos do grande público. Além de ser interessante e diferente, o gin está na moda. Portanto, queremos e não somos apenas os consumidores habituais, principalmente, novos clientes, incrementando o comércio que se destaca", diz Marcelo

O empresário Flavio Miranda, dono do La Cancha, é um dos que já estão inscritos na competição. “Temos uma enorme variedade de bebidas e estamos investindo cada vez mais, pois tem um melhor retorno em relação às cervejas. com gin artesanal, além de deixar os drinks mais cheirosos e trabalhar momentos, ainda valoriza e impulsiona o mercado local, o que julgo ser muito importante nessas empresas”, destaca.

Marcelo Cherubini de Lima e Emmanuel Mendes Boldrin são os organizadores do festival (Divulgação / Arquivo Pessoal)

Já Mona Husseini, do Terraço Ammici, destaca o quão importante é a união dos estabelecimentos para a força gastronômica de setores que foram mais impactados pela Covid-19. “É uma união de estabelecimentos com um potencial enorme. Em uma cidade quente, como Rio Preto, o gin vem sendo cada vez mais procurado. Realmente é a bebida do momento. O gin é uma variedade que pode ser combinada de muitas formas, do doce ao amargo. Que o evento ajude a dar esperança a um 'boom' novamente em nosso setor, que acaba sendo bastante prejudicado na situação de pandemia”, diz.

Victor Homsi, do restaurante L'Osteria, enfatiza a importância do evento para a gastronomia local. “Este evento gera interesse nos clientes, que vão com o intuito de degustar esses itens e ter uma experiência agradável. Mesmo com o aumento dos casos de Covid e por ter em nosso estabelecimento uma área externa grande, esperamos que tenha um aumento do movimento devido a este evento”, afirma.

"Nosso 'carro-chefe' é a cerveja artesanal, então estamos preparando uma surpresa bem legal para este festival, que une a nossa especialidade com a versatilidade do gin", afirma Cristiano Carvalho, do Empório Santo Lúpulo. “Esse festival é bem legal para quem já gosta de gin, porque pode provar novos drinks e descobrir diferentes sabores", diz.

(Colaborou Sérgio Torqueti)

Gin é a bebida da moda

Após ficar fora de moda por algumas décadas, o gin não só reapareceu nos cardápios, como está no auge de sua popularidade. A bebida foi uma das primeiras destiladas criadas pelo homem e encanta os consumidores pelo aroma marcante.

Justamente por ter um aroma que cativa, os bartenders buscam inovar na criação de drinks a base de gin, o que resulta em diferentes sabores, como o clássico (que tem o sabor predominante do zimbro, com toque cítrico) e o floral (que é desenvolvido com aroma de flores, como a violeta e o jasmim). (ST)

Evento já tem regras definidas

Cada estabelecimento participante pode concorrer com dois coquetéis de sua autoria, que serão avaliados pelo público e por um júri técnico, com notas de 1 a 5, conforme critérios de sabor, aroma, aparência do drink e atendimento do estabelecimento. Os bares que atingirem os três melhores conceitos serão os vencedores e receberão os títulos de “Bar Drink Ouro”, “Bar Drink Prata” e “Bar Drink Bronze.”

Além do título, os vencedores receberão uma quantia de gin Morrison – marca fabricada pelo organizador do evento. Serão 20 litros para o primeiro colocado, 10 litros para segundo colocado e 5 litros para o terceiro colocado. As inscrições custam R$ 300 e todo valor arrecado será revertido em divulgação e impulsionamento do festival. Outras informações pelo (17) 9.9145-2784. (ST)

 
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