SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2021
LIVRO ILUSTRADO

Omar Rosário tem 1ª indicação do HQ Mix com 'Kimberly Kamikaze'

Livro ilustrado fala de competitividade a partir da trajetória de drag queen

Harlen Felix
Publicado em 09/04/2021 às 20:30Atualizado em 06/06/2021 às 09:38
Livro ilustrado fala de competitividade a partir da trajetória de drag queen (Divulgação)

Livro ilustrado fala de competitividade a partir da trajetória de drag queen (Divulgação)

Rio-pretense radicado em Florianópolis (SC), Omar Rosário mergulhou de cabeça na criação de livros ilustrados, e sua mais recente criação, "Kimberly Kamikaze" (Editora Invisível), lhe rendeu sua primeira indicação ao Troféu HQMix, considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil. Com uma narrativa visual ambientada no universo queer, criada em parceria com a escritora Sumaya Lima, Rosário coloca em discussão temas como competitividade, egoísmo e intolerância a partir da trajetória da drag queen Kimera Kim em busca do título de melhor show da ficticia boate Artistika. 

Com uma estética que valoriza a expressão facial em um universo surreal, "Kimberly Kamikaze" consolida a identidade do traço de Rosário de forma potente. Todas as ilustrações foram pintadas com aquarela, giz pastel e acrílica sobre papel. "A ideia do livro surgiu em 2012, durante uma conversa minha com o ator Murilo Gussi [GAL e Psicorange]. Convidei a Sumaya, outra grande amiga, para dar uma pitada poética no meu roteiro", conta ele, que lançou a obra no final do ano passado. "Kimberly Kamikaze" está à venda somente no site da Invisível ( editorainvisivel.com.br ).

Rosário conta que o espírito de competitividade instaurado pelo capitalismo é algo que lhe incomoda há um bom tempo. "Somos condicionados a valorizar apenas os vencedores, e isso em todas as instâncias, seja no entretenimento, no trabalho ou na vida afetiva. Mas nos esquecemos que cada um é único, com valores e potencialidades únicas", diz. "Meu novo trabalho surgiu da necessidade de falar da importância de interpretar de maneira coerente e responsável tudo ao nosso redor. É importante ter responsabilidade sobre as ações negativas e repressoras em relação ao outro; isso pode provocar consequências traumáticas", reforça.

Apesar do tom trágico, "Kimberly Kamikaze" é uma divertida experiência visual por um universo em que o grotesco, o bem humorado e o poético estão em perfeita sintonia.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por