Pela primeira vez realizada em formato virtual, a Mostra Cênica Resistências, iniciativa da Cia. Cênica, de Rio Preto, contará com nove espetáculos nacionais em sua programação. O evento está programado para o período de 23 e 30 de abril.
Os selecionados foram divulgados nesta sexta-feira, 26, juntamente com as atrações do Cabaré da MADRE, módulo voltado a artistas LGBTQIA+ cuja curadoria é do Grupo de Apoio à Locura (GAL), também de Rio Preto. Além do GAL, o evento tem parceria com os coletivos Agrupamento Núcleo 2, Pretas PalaBRas e Primavera nos Dentes.
Entre os espetáculos selecionado está "Tudo que coube numa VHS", do Magiluth, conceituado grupo teatral do Recife/PE. Dos nacionais, dois entraram na programação como convidados pela curadoria, feita pelos artistas Andrea Capelli, Beta Cunha e Fabiano Amigucci: Pornoshow "O armário normando", do Núcleo do Olho (São Paulo) e "Inimigos", do COATO Coletivo (Salvador).
Para o módulo Conexão Cênica, que envolve as produções nacionais, foram inscritos 226 projetos de 18 estados e do Distrito Federal. "A programação contará com artistas e coletivos de diversas partes do país realizando seus trabalhos a partir de diferentes linguagens e formatos e abordando variadas temáticas urgentes e necessárias às resistências", pontua Andrea.
Cabaré virtual com números artísticos sob a temática LGBTQIA+, o Cabaré da MADRE também contará, além de nomes da cena local, como a drag Muriel e a cantora Uriel Caniel, com artistas convidados em sua programação: Monna Brutal (Guarulhos), Bixarte (João Pessoa), "Montação", de As Manxs (Rio Claro), e "Show Me", de Vina Jaguatirica e Fredda Amorim (Ouro Preto).
A Mostra Cênica Resistências 2021 é realizada por meio do edital ProAC Expresso da Lei Aldir Blanc.