A cantora e compositora Roberta Campos é pura poesia. Conhecida por fazer várias parcerias com artistas e bandas, como com Nando Reis, na canção "De Janeiro a Janeiro", Skank, com a faixa "Simplesmente", e Olodum, com "Vem Me Busca", a artista mineira mostra, mais uma vez, sua voz potente e suas letras que tocam o coração com o lançamento do EP "Só Conheço o Mar", pela Deck, com cinco músicas inéditas e autorais produzidas durante a pandemia da Covid-19.
Um dos grandes nomes da música popular brasileira, a artista apresenta as faixas "Cada Acorde é Seu", "Meu Amor é Seu", "Sentinela", "Me Leve Pra Voar" e "Tudo Vai Ficar Bem", e relata as alegrias, as dificuldades e as nuances de um isolamento a dois e do isolamento em si mesma. Todas as músicas foram compostas por Roberta, com exceção de "Cada Acorde é Seu", assinada em parceria com Marina Campos.
Neste novo trabalho, Roberta Campos experimenta novas sonoridades, como arranjo de metais, hammond e flugel, mas sem deixar de lado a MPB. A artista também não deixa de tocar seu violão.
As cinco canções foram criadas no período de isolamento e levadas ao estúdio durante a retomada gradual das atividades. "Foi algo bem diferente. Primeiro porque foi feito num momento muito estranho, mas também foi muito intenso como sempre é meu momento de composição. Mas desta vez, eu tive vários tipos de sentimentos durante um curto período. Mas fica claro essa resiliência, essa vontade de se reinventar, de otimismo, que é importante para seguir sempre e tirar alguma coisa de positiva deste momento."
A produção musical do EP é assinada por Roberta em parceria com Sérgio Fouad. "A gente gravou em São Paulo com músicos da cena paulistana. Mesmo tendo tido este momento de isolamento, de distância do mundo, eu quis um produto com arranjos mais cheios, com instrumentos diferentes, como trio de metais. As cordas funcionaram de uma forma diferente também. Ele sempre fez arranjos de cordas para mim e na música 'Sentinela', por exemplo, ele fez uma arranjo mais urgente. Este disco é mais repleto, mais cheio, e que transborda sentimento. Na música 'Tudo Vai Ficar Bem', eu quis passar como se fosse um mantra, com minimalismo. Quis mostrar uma conexão e me conectar com as pessoas, para levar sensação de otimismo e esperança."
A canção "Meu Amor é Seu", segundo Roberta, fala sobre o amor resiliente, cúmplice, companheiro e paciente. Já "Sentinela" é um encontro de Roberta com ela mesma. "É uma conversa comigo mesmo, um momento intimista e introspectivo, em que descrevo e sinto muitas coisas que aprendi e descobri durante o isolamento."
Segundo a cantora, as redes sociais, com destaque do Instagram, teve um papel importante neste processo de criação durante a pandemia, em que ficou mais próxima do público. "Também fiz bastante lives e tive a oportunidade de fazer estes sons ao vivo, já que não rola encontrar todo mundo no teatro ainda. É uma forma da gente continuar perto."