Nos versos de "Noite dos Mascarados", Chico Buarque celebra o Carnaval e canta que "amanhã tudo volta ao normal", realidade vivida por diversas gerações quando o assunto é se jogar na folia da festividade. Neste ano, o trecho da canção de 1966 não necessariamente se aplica a nossa situação, em meio a pandemia do coronavírus, mas mostra o desejo e a esperança de que tudo volte ao normal por aqueles que fazem e vivem de Carnaval.
Sem poder aglomerar nos bloquinhos ou agitar a multidão em um show presencial, escolas de samba e bandas preparam, neste feriado de Carnaval, lives para não deixar uma das datas mais animadas do ano passar em branco. Com o último show presencial realizado em março de 2020, a Banda Madre Santo, que desde 2007 comanda a folia nos cinco dias de Carnaval, apresenta, junto a amigos, como as cantoras Paulinha Bertoni e Elis Angelotti, a dupla Marlon e Seginho e o saxofonista LP Avanço, neste sábado, 13, o "Carna em Casa".
A live será exibida a partir das 14h30 pelo canal do YouTube da banda e será gravada em estúdio, funcionando como um esquenta para a live da Cláudia Leitte e Ivete Sangalo. O objetivo do grupo é entreter o público, que está sem poder curtir o carnaval da maneira presencial, mantendo a tradição da festa, e ao mesmo tempo arrecadar fundos para os profissionais da banda, que estão desde março do ano passado sem renda fixa. De acordo com Felipe Naves, sócio-proprietário da banda, a live também é uma oportunidade de retribuir ao público e a empresas do setor de eventos a parceria que vem sendo feita nos últimos meses.
Na terça, 16, a Banda Maestria do Samba e o coletivo As Chicas participam, ao vivo, do programa 'Boteco dos Brutos', da INSATV, levando samba raiz e marchinhas de Carnaval a partir das 20h30. A transmissão também será exibida pelas redes sociais do programa. Composto por 25 mulheres, o grupo de samba As Chicas entrarão em cena como uma escola de samba e levam ao público o samba enredo do grupo, composto pela carioca Dayse do Banjo.
De acordo com Paulinha Golden, integrante do coletivo, o encontro é oportunidade ideal para quem quer manter a tradição e o espírito do Carnaval sem aglomeração. Outra opção para o Carnaval é acompanhar, no canal do YouTube do coletivo a live realizada pelo grupo no último domingo, 7, com recursos da Lei Aldir Blanc, como tributo a Beth Carvalho. No encontro, o grupo rio-pretense leva o melhor do Samba acompanhado de nomes da cena carioca.
Duas escolas de samba de Rio Preto, a Império do Sol e Imperatriz Rio-pretense, vão levar a irreverência e alegria da comemoração para o ambiente virtual em uma live realizada com recursos da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. O evento, que será gravado no domingo, 14, será transmitido terça-feira, 16, às 20h, pelas plataformas digitais das escolas, que disputam um troféu.
Sérgio Parada, um dos organizadores da live, disse que a intenção é preservar a identidade cultural do Carnaval e ao mesmo tempo valorizar o profissional do setor, com o fomento à cultura por meio dos recursos da lei de incentivo.
As lives serão analisadas por um júri, que divulgará na quarta-feira, 17, a campeã de 2020 entre as duas competidoras. Além das apresentações da ala show, que contará com as baianas, mestre-sala, rainha da bateria e porta bandeira, o Carnaval Virtual traz, ainda, um samba enredo com letra de Eli Buchala e Sérgio Parada, intitulado "O Carnaval da Esperança". A letra trata sobre a esperança de retomada com a vacinação contra a Covid, exaltando a ciência e conscientizando sobre a necessidade de evitar aglomerações.
Região também tem folia
Em Votuporanga, a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura realiza duas noites e uma matinê com programação que valoriza os artistas locais. A programação poderá ser acompanhada pelo canal da Prefeitura no Youtube e pela página do Executivo no Facebook. Neste sábado, 13, a Banda Gênius e a Banda Musical Zequinha de Abreu apresentarão repertório de marchinhas e axé, das 20h às 22h, direto do Centro de Convenções.
No domingo, 14, a Zequinha de Abreu também conduz a matinê, das 15h às 17h; e à noite, das 20h às 22h, as Bandas Jovem Capri e Forró Travesso agitam as telinhas. Além de proporcionar entretenimento para a população, o evento online também é uma forma de promover os artistas locais que foram contemplados com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc.
Em Olímpia, a Associação Olímpia Para Todos realiza a transmissão das lives "CarnaLembrança" também com o objetivo de levar entretenimento e valorizar os artistas da cultura local. Após a apresentação do grupo olimpiense Pagod'elas na sexta, 12, o também olimpiense Boca Nervosa, com sua banda composta por mais cinco músicos, se apresenta neste sábado, 13.
O artista tem mais de 28 discos gravados entre vinil e CDs, e mais de cinco milhões de discos vendidos, além de apresentações por mais de 19 países entre América, Ásia e Europa. "Vou levar para Olímpia um repertório para relembrar os bons tempos de carnavais com marchinhas, sambas-enredo e alguns hits atuais. Estamos preparando um show pra ninguém ficar parado na sala de casa", disse Boca Nervosa.
O Grupo Tríade é quem encerra o evento, no domingo, 14. Comandado por Hugo Sibioni Poleti, o grupo conta com mais seis músicos com pandeiro, percussão, teclado, trompete, sax e trombone. Além das apresentações, durante as transmissões das lives, serão exibidos diversos vídeos com carnavalescos de Olímpia, que contarão a história dos carnavais do município.
As transmissões serão realizadas diretamente da Casa da Cultura de Olímpia, a partir das 21h. O evento contará com o apoio da prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura e do Arquivo Público Municipal. Todas as lives serão transmitidas pelo Facebook e Youtube da prefeitura.