O cantor, compositor e músico paulistano Edvaldo Santana, que vive em Rio Preto há cinco anos, celebra, com uma live, nesta sexta-feira, 12, 20 anos do lançamento de seu CD "Edvaldo Santana". A transmissão também comemora a chegada do álbum, lançado originalmente em duas edições pela Tom Brasil e Eldorado, às plataformas digitais e está marcada para as 20h30 na página do cantor no Facebook.
Em um show intimista, Santana se apresentará acompanhado por seu violão autodidata, cantando e contando com sua voz 'On The Rocks', histórias de seus 46 anos de estrada. A live faz parte do projeto da gravação de um vídeo contemplado no Proac com recursos da Lei Aldir Blanc.
De acordo com o cantor, a urbanidade periférica fica evidente em canções que retratam as diferenças sociais no Brasil, seja na infância das crianças negras e pobres que são diariamente assassinadas de fome ou de bala perdida, por meio doa canção "Pequena", em dueto com a cantora mineira Titane, parceria com Akira Yamasaki, ou na covardia, intolerância e preconceito das pessoas, demonstrado pelos versos do rap "Covarde".
Há ainda uma parceria inédita com um ícone da música e poesia brasileira, Itamar Assumpção, em "Blues Caboclo", e uma versão vigorosa para "Dor Elegante", poema de Paulo Leminski. A voz do blues brasileiro está presente também em "Ruas de São Miguel", homenagem ao bairro onde nasceu e foi criado, na Zona Leste de São Paulo, parceria com Roberto Claudino, e no duelo com o trompete e o piano em "Sem Cena", escrita com Ademir Assunção, além da parceira com Arnaldo Antunes, em "Beija-Flor", que encerra o álbum de forma suave.
Edvaldo conta com o apoio, no disco, de vários convidados especiais: Oswaldinho do Acordeão (sanfona),Titane (voz), Swamy Junior (violão), Bocato (trombone), Claudio Faria (trompete), Fernando Deluqui (guitarra). Os outros músicos participantes são Luiz Waack (co-produtor e guitarra), Mintcho Garrammone (baixo), Ricardo Garcia (percussão), Eduardo Batistella (bateria), Daniel Szafran e Ricardo Cristaldi (teclados), Hugo Hory e Marcelo Mangabeira (saxofones), Mona Gadelha, Ana Amélia, Rubens Nardo (coro).
O projeto gráfico do álbum é de Elifas Andreato e a foto da capa é de Abel Fragata
"É sempre importante resgatar - cada CD album LP gravado por mim tem sua historia. Esse é interessante porque é um disco independente e foi feito com mta dificuldade e com mta clabora~~ao de grupos de pessoas - na epoca do lançamento - minha parceria com itamar foi inedita a primeira gravação do paulo leminski
é um disco feito com mto carinho com mta dificuldade no sentido independente no sentido de recursos e tal eu acho que ai tem virada de milenio anos 2000 2001 eh um momento politico social do pais mto importante o rap br tava chegando mais pro brasileiro com racionais o disco tem mtos detalhes que levam à época"