Depois de um hiato de quase dois anos sem lançar material inédito, o cantor e compositor Rogério Prado, de Mirassol, volta à cena em grande estilo com a canção "Se Falar", lançada, no finalzinho de 2020, com um videoclipe de animação que leva a assinatura de seu namorado, o barretense Leonardo Henrique.
"Depois que lancei 'Primavera', em 2018, fiz poucas apresentações ao vivo. Lancei alguns vídeos de covers e mergulhei de cabeça em cursos, para entender um pouco mais sobre o funcionamento do mercado musical. Estudei bastante sobre gestão de carreira. Já em 2020, foquei no lançamento de um novo single, no entanto a pandemia da covid-19 atrapalhou meus planos de produzir um videoclipe com pessoas", conta ele. "Como meu namorado acabou ficando comigo durante todo o período de isolamento social, e ele leva bastante jeito para ilustrações e design gráfico, resolvemos encarar o desafio de produzir um anime. Foram 150 dias de trabalho intenso, e o resultado ficou incrível."
Em seu novo single, Prado explora o conceito de "relacionamentos líquidos" cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Protagonizado pelo próprio cantor, a narrativa do videoclipe acompanha o personagem em mais uma tentativa de conhecer alguém bacana por meio de um aplicativo de paquera. No entanto, depois de ser ignorado em seu encontro, ele aceita o convite da drag queen Malu Kalifa - outra figura do mundo real contemplada na animação - para ir até a fictícia boate Karaokê Night, subindo ao palco para interpretar a sua canção. E o clipe ainda traz um dos símbolos rio-pretenses, a capivara, em uma rápida interação com o protagonista no final da história.
O lançamento de "Se Falar" não se restringiu apenas ao videoclipe. A animação criada pelo namorado de Prado se desdobrou em outros trabalhos, como um vídeo em live action gravado no espaço da Kenty, em Rio Preto, e a série "Shirley, a capivara sincera", que envolve postagens no perfil do cantor no Instagram (@rogehrioprado). A produção da live action envolveu amigos e parceiros do cantor: Gabriel Regis, Otávio Prado, Diego Valentin, Sarah Tozato, Luis Felipe Regis e Jessica Gelio.
"Quero explorar os temas abordados pela história do clipe na divulgação da minha nova música. Minha intenção agora é não deixar a coisa esfriar, mantendo uma presença pontual nas redes sociais. É claro que para um artista independente tudo é mais difícil, pois falta recurso financeiro para investir em produção. Mas tenho contado com a ajuda de inúmeros amigos cheios de talentos", destaca o cantor.