Palhaço Magrólhos apresenta seu 'Circo da Miséria'
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Portal Assinante

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Terça-Feira, 8 de Dezembro de 2020
  • Entrar
    Assine
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

08.Dez.2020 às 0h30

TEATRO ONLINE

Palhaço Magrólhos apresenta seu 'Circo da Miséria'

Serão três apresentações virtuais realizadas em parceria com o campus catanduvense do IFSP


Por: Harlen Felix
Jeff Vasquez vive o palhaço Magrólhos em 'Circo da Miséria'
Jeff Vasquez vive o palhaço Magrólhos em 'Circo da Miséria' - Natasha Mota/Divulgação

O cotidiano "invisível" das pessoas em situação de rua é o mote das apresentações virtuais do "Circo da Miséria: o maior desespetáculo da Terra", do artista Jeff Vasques, de Campinas. Em circulação virtual viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, ele promove três apresentações em parceria com o campus de Catanduva do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Elas serão nesta terça-feira, 8, às 8h, e quinta, 9, às 9h e 13h, com transmissão pelo canal do artista no Youtube (JeffVasques).

Segundo Vasques, que se dedica à arte da palhaçaria, a enorme desigualdade social do Brasil, com seu alarmante número de pessoas em situação de rua (111 mil, segundo IBGE), é a grande motivação do seu "desespetáculo". "O desemprego, a falta de moradia e de acesso a serviços de educação e saúde de qualidade são causas centrais que levam as pessoas para a rua. Ali, são falsamente rotulados de violentos, preguiçosos, imorais, o que faz com que os passantes ajam com indiferença ou violência. Agora, durante a pandemia, é o segmento da população mais vulnerável ao coronavírus, já que não tem como se manterem em isolamento, nem acesso a condições mínimas de higiene", comenta.

Para ele, a arte e a educação, apesar de sozinhas não serem suficientes para a superação da miséria, ajudam a reverter a indiferença, permitindo que as pessoas se sintam no lugar do outro, os comovendo e provocando para uma ação coletiva transformadora.

No "Circo da Miséria", Magrólhos, um palhaço "vagamundo", perambula como um mambembe por ruas e praças, armando seu circo diário por sobrevivência diante do "desrespeitável" público passante. A partir dos restos da humanidade, do lixo, cria maravilhas em busca de um simples olhar ou de um trocado, fazendo-se dançarino, malabarista, acróbata, mágico e o que mais for necessário para domar seus leões, para se fazer um pouco mais visível e humano.

O espetáculo foi construído a partir de oficinas ministradas por Vasques para a população em situação de rua em 2015. Suas histórias, lutas e olhares dirigem o "Circo da Miséria". "A utilização da linguagem do palhaço vagabundo foi decorrência natural da temática. Esse tipo de palhaço, que vive em situação de rua [como Carlitos, de Charles Chaplin; Chaves, do seriado mexicano] usa da criatividade e de sua esperteza para garantir sua sobrevivência, nos lembrando que por trás das roupas surradas há um ser humano como qualquer outro."

A apresentação é sempre seguida de um bate-papo para desfazer preconceitos sobre o povo da rua e, também, faz parte do projeto, a realização da oficina "A miséria e o palhaço vagabundo", para debater a origem e função desse tipo de palhaço.

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato SP

[email protected]

(11) 97336-2966

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.