Inscrições para o Projeto Guri podem ser feitas até sexta-feira
Alunos do Projeto Guri: inscrições prorrogadas
Alunos do Projeto Guri: inscrições prorrogadas - Divulgação

A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri, de ensino musical gratuito, segue até sexta-feira, 16, de maneira online, para polos de ensino que ainda têm vagas no interior de São Paulo. Estão disponíveis vagas para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. "Ao entrar em contato com a música, as crianças e os jovens abrirão suas percepções para novos estilos musicais, viajarão através da história, conhecendo detalhes riquíssimos de outros povos. Aprenderão a dominar um instrumento e, com ele, a se conectar à cultura e à pessoas de todo o mundo. Isto porque a música talvez seja a única linguagem verdadeiramente universal já produzida pelo gênero humano", diz João Ramalho, supervisor educacional de Cordas Friccionadas da regional do Guri em Rio Preto.

O início das aulas presenciais do Guri está previsto para esta terça-feira, 13, conforme calendário proposto pelo Governo no Plano São Paulo, apenas se todas as regiões do Estado se encontrarem na fase amarela nos 28 dias que antecedem essa data. A volta às aulas presenciais também terá que ser autorizada pelo poder público de cada uma das cidades. Além disso, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

Para fazer a inscrição no Projeto Guri, o responsável deve acessar o link www.projetoguri.org.br/matricula2020. O formulário de inscrição é bem simples e poderá ser preenchido a partir de qualquer plataforma. "Em contato com a música, o jovem e a criança será socialmente mais dinâmico, aprenderá a importância de se trabalhar em grupo, conhecer e respeitar os limites [seus e dos outros], e valorizar, através de processos pedagógicos bem elaborados, a importância do foco e do esforço pessoal na busca de seus objetivos. Além disso, é claro, há a já comprovada expansão da capacidade de conexões cerebrais que o farão mais ativo no estudo de línguas e de todo o panteão de matérias que compõem as ciências exatas e humanas", reforça Ramalho.

Mantido pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão.